Depressão Helena chega amanhã e traz consigo frio e ventos fortes

Também é esperada uma descida de temperatura que, «associada ao vento forte, aumentará o desconforto térmico»

Crédito: Depositphotos

A Depressão Helena está a chegar e trará consigo ventos fortes, frio e agitação marítima. Os efeitos far-se-ão sentir já a partir de amanhã, dia 1 de Fevereiro, principalmente no Norte do país, tendo em conta que esta depressão está centrada a noroeste do Golfo da Biscaia e em deslocamento para a costa Oeste de França.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Portugal é esperado «vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro».

Também é esperada forte agitação marítima, principalmente na costa ocidental, que «deverá ter altura significativa de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros».

O IPMA aconselha a consultar mais detalhes para a navegação marítima no site desta entidade.

A esta nova depressão, está associada uma massa de ar polar pós-frontal fria, que poderá motivar a «ocorrência de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve nas terras altas», revelou o IPMA.

A temperatura também deverá descer, o que, «associado ao vento forte, aumentará o desconforto térmico».

Já segundo o Meteofontes, amanhã «as cotas de neve serão mais baixas», podendo «nevar acima dos 600 metros no Nordeste Transmontano e acima dos 800 metros no interior Centro».

Ontem à noite e durante esta madrugada, como era esperado, a chuva trazida pela depressão Gabriel chegou ao Algarve com fraca intensidade. A chuva, fraca a moderada, continuará a cair ao longo desta quinta-feira e amanhã, na região algarvia.

Comentários

pub