Cidade Europeia do Desporto também se faz com selos no Museu de Portimão

A apresentação de um inteiro postal e de um carimbo comemorativo do Portimão – Cidade Europeia do Desporto vão dar o pontapé de saída a uma exposição filatélica no Museu

O Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 também vai ao Museu. Uma das primeiras iniciativas ligadas a este projeto será a apresentação de um inteiro postal e carimbo comemorativo do evento, que darão o pontapé de saída para a exposição “O Desporto na Filatelia Portuguesa”, que poderá ser vista até 24 de Fevereiro, no Museu de Portimão.

A mostra vai dar a conhecer 120 anos de emissões filatélicas nacionais com temática desportiva.

«Os selos expostos evocam alguns dos eventos mais representativos, instituições e individualidades que marcaram o fenómeno desportivo português desde os finais do século XIX até à atualidade», segundo a Câmara de Portimão.

A coleção inicia com as emissões de porte franco da União de Atiradores Civis Portugueses entre 1899 e 1910.
De entre os exemplares reunidos, merece igualmente destaque um datado de 1928 e que pode ser considerado o primeiro selo português com temática desportiva, sendo pioneiro a nível mundial na utilização dos anéis olímpicos na filatelia. A emissão em causa destinava-se a apoiar financeiramente a participação de uma seleção portuguesa nas Olimpíadas de Amsterdão.

 

 

A filatelia de temática desportiva só começa a evidenciar-se a partir da década de 1950, sendo o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 1952 a primeira competição realizada em Portugal e assinalada em selo. Outras emissões interessantes que constam da mostra são diversos selos que circularam nas antigas colónias/províncias ultramarinas.

«Esta mostra filatélica é complementada e valorizada, através de um conjunto de painéis de grande formato, nos quais o Museu de Portimão pretende estabelecer e destacar uma relação de proximidade entre a temática dos desportos emanada de alguns dos selos expostos e os espaços, associações, clubes e atletas, que têm vindo a utilizar o território do Município para a prática desportiva», acrescentou a autarquia.

Esta mostra tem organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão/Museu de Portimão e CTT – Secção de Filatelia, em colaboração com a AFAL – Associação Filatélica Alentejo-Algarve.

A colaboração entre o Município e a AFAL também resultou na criação de uma flâmula com o logo de “Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019” a ser aposta em toda a correspondência enviada das centrais de distribuição de Lisboa, Porto e Coimbra, que obliteram diariamente, cerca de 20.000 cartas e postais.

Comentários

pub
pub