Chouriças voltaram a ser motivo de festa em Querença

Um dos pontos altos voltou a ser o leilão das chouriças

A aldeia de Querença, no interior do concelho de Loulé, voltou este domingo a ser palco de mais uma Festa das Chouriças, em honra de S. Luís.

Degustação de chouriça assada, missa, procissão com a imagem de S. Luís, leilão de chouriças, mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, bem como música com o Grupo de Cantares Alentejanos de Mértola, compõem o programa, que atraiu milhares de pessoas à aldeia, num domingo de sol.

A fechar os festejos, a partir das 19h00, há baile no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, com o acordeonista Paulo das Vacas.

As raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar.

A Festa em Honra de S. Luís é uma organização da Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.

 

Fotos: Rui Santos | Sul Informação

 

 

Comentários

pub