Centros de Saúde do Barlavento já têm consultas de saúde mental comunitária

O objetivo, garante a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, é abranger todo o ACeS Barlavento

Consultas de saúde mental comunitária já estão a funcionar nos Centros de Saúde do Barlavento. 

A mais recente equipa de Saúde Mental comunitária do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Barlavento iniciou funções no passado dia 15 de Janeiro no Centro de Saúde de Lagos, tendo os profissionais de saúde tido a oportunidade de dar a conhecer a Raquel Duarte, secretária de Estado de Saúde, este novo modelo de cuidados de saúde de proximidade na área da Saúde Mental, no decorrer da sua visita à região.

Nesta visita, recorde-se, a governante também foi ao Centro de Saúde de Loulé, onde visitou uma consulta de saúde oral, e as urgências do Hospital de Faro.

No Centro de Saúde de Monchique, a consulta de Saúde Mental comunitária realiza-se já desde do passado mês de Agosto, no âmbito de resposta aos utentes afetados pelos incêndios.

Ao longo do primeiro trimestre deste ano serão abertas consultas também nos Centros de Saúde de Aljezur e de Vila do Bispo e, ainda brevemente, no Centro de Saúde de Silves.

O objetivo, garante a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, é abranger todo o ACeS Barlavento.

Estas consultas de Saúde Mental comunitária nos Centros de Saúde surgem no âmbito de uma colaboração estabelecida entre os Cuidados de Saúde Primários da ARS Algarve e os serviços hospitalares de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, com o objetivo de aproximar e reforçar a acessibilidade deste tipo de apoio e prestação de cuidados à população.

A implementação, no âmbito do SNS +Proximidade, das equipas da Saúde Mental comunitária, constituídas por Psiquiatra, Psicólogo, Enfermeira, Terapeuta Ocupacional, «visa facilitar a intervenção de cuidados de Saúde Mental na comunidade e possibilitar aos utentes procurarem ajuda e tratamento junto de profissionais de saúde nas instalações dos Centros de Saúde da região algarvia», explica a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Esta colaboração entre a ARS Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, já em curso em vários Centros de Saúde também do ACeS Central e do ACeS Sotavento e agora alargado ao ACeS Barlavento, permite melhorar o acesso e reforçar a resposta para adultos com necessidades de apoio do foro de Saúde Mental nas unidades funcionais de saúde, mais perto de casa.

Integrado na estratégia do Conselho Diretivo da ARS Algarve com vista a reforçar a área da saúde mental na região, o novo Conselho Regional de Saúde Mental, presidido por Maria do Carmo Cruz, tomou posse no passado dia 11 de Janeiro.

Comentários

pub