Casa de Odeleite reabriu ao público esta sexta-feira

Casa de Odeleite era um dos equipamentos que estava fechado desde o início do ano após o polémico fecho da Novbaesuris

A Casa de Odeleite reabriu ao público hoje, sexta-feira, depois de ter estado fechada desde o início do ano, devido ao encerramento da empresa municipal Novbaesuris.

A abertura deste espaço acontece cerca de uma semana depois do Castelo, da Casa do Sal, onde está instalado, agora, o Posto de Informação Turística do concelho, terem entrado, novamente, em funcionamento, após terem estado fechados, pelo mesmo motivo.

O encerramento de equipamentos públicos foi uma das consequências do polémico encerramento da Novbaesuris, decisão da Câmara muito criticada pelo PS, principal partido da oposição e cuja vereadora na autarquia era a presidente do Conselho de Admnistração da empresa municipal.

Se, por um lado, o executivo camarário PSD garantia que o encerramento de diversos equipamentos que estavam sob a alçada da Novbaesuris se devia a dificuldades criadas pelo Conselho de Admnistração, a socialista Célia Brito negou quaisquer entraves da parte da empresa municipal e garantiu que, se os serviços não abriam, a culpa era «toda do executivo».

A Casa de Odeleite foi, nas primeiras décadas do século XX, «um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia. Comercializava maioritariamente frutos de sequeiro, como a alfarroba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, oriundos dos montes em redor da aldeia», segundo a Câmara de Castro Marim.

É um edifício particular no contexto da arquitetura da Serra, ao articular uma série de casas de matriz serrenha com um edifício de dois andares e motivos Arte Nova.

O equipamento está agora dividido entre um espaço expositivo e outro de restauração e centro de documentação com arquivo gastronómico, testemunhando e promovendo a gastronomia e os saberes serranos. Está também equipado com cafetaria e loja.

Comentários

pub