Câmara de VRSA vai pôr os diabéticos do concelho em movimento

Diabéticos do tipo 2 passam a poder usufruir de sessões de exercício monitorizadas por enfermeiros e fisiologistas

A Câmara de Vila Real de Santo António aderiu ao projeto “Diabetes em Movimento”, da Direção-Geral da Saúde e vai passar a promover sessões gratuitas de exercício, três vezes por semana, dirigidas a pessoas com diabetes tipo 2.

No âmbito do protocolo assinado ontem entre a autarquia vila-realense e a DG da Saúde, serão promovidas sessões às segundas, quartas e sextas-feiras, no Pavilhão Ilídio Setúbal, entre as 10h30 e as 12h00, monitorizadas por fisiologistas e por enfermeiros.

«A medida constitui um programa comunitário, de exercício físico, para pessoas com diabetes tipo 2, sendo os participantes sinalizados através do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente Centros de Saúde ou Unidades Hospitalares onde é realizado o seguimento clínico da diabetes», segunda a Câmara de VRSA.

As sessões envolvem vários tipos de exercício físico (aeróbio, resistido, de agilidade, equilíbrio e de flexibilidade) e atividades de educação para a saúde e para a cidadania. «Pretende-se que os utentes obtenham mais saúde e melhor atividade física no final da intervenção, pelo que todas as sessões de exercício são monitorizadas por um enfermeiro», resume a autarquia.

A dose semanal de exercício físico deste programa foi testada como ferramenta terapêutica para o tratamento da diabetes tipo 2, sendo todos os participantes acompanhados clinicamente através do controlo da glicemia capilar, da pressão arterial e da intensidade do esforço.

Além de VRSA, integram o programa «Diabetes em Movimento» as localidades de Almada, Lagos, Lisboa, Maia, Paredes, Portel, Portimão, Rio Maior, Seixal, Viana do Castelo e Vila Real.

Comentários

pub
pub