BE questiona Governo sobre falta de condições no transporte de utentes do Hospital de Faro

Em causa está uma queixa sobre a falta de condições de uma utente em relação a uma empresa de transporte de doentes não urgentes

O Bloco de Esquerda pediu esclarecimentos ao Governo sobre a falta de condições a que foram sujeitos quatro utentes com doenças oncológicas, durante o transporte a bordo duma viatura de transporte de doentes não urgente ao serviço do Hospital de Faro.

Segundo o BE, os utentes, todos com idades acima dos 50 anos, partiram às 6h00 do dia 11 de Janeiro para uma viagem de cerca de hora e meia «numa viatura sem qualquer tipo de aquecimento, o que os expôs a baixas temperaturas, colocando a sua saúde em risco. A situação motivou uma queixa no Hospital de Faro por parte de uma das utentes».

«A empresa privada prestadora do serviço é Flor da Ria SA, sediada em Aveiro, e a quem foi adjudicada várias vezes, por ajuste direto, avenças para a prestação de serviços de transporte de doentes em ambulância, pese as queixas ao serviço serem recorrentes», acrescentaram os bloquistas.

Isto levou o deputado do bloco eleito pelo Algarve João Vasconcelos e o seu colega de bancada Moisés Ferreira a perguntar ao Governo se, «perante as sucessivas queixas à empresa Flor da Ria SA, que medidas a tutela irá adotar de forma a garantir que estas situações não se continuam a repetir, e se (a tutela) está disposta a rever todos os serviços prestados pela empresa de forma a salvaguardar os interesses dos utentes».

Para os dois parlamentares do BE, esta é «uma situação grave que carece duma intervenção urgente, não sendo aceitável que dinheiros públicos continuem a ser canalizados para uma empresa privada que não respeita os utentes e não garante o mínimo de qualidade dos serviços prestados, sendo inaceitável que doentes possam ser transportados em condições que ferem a sua dignidade e que põem em causa a sua segurança e bem estar».

Comentários

pub