Aljezur, com mínima de -5,3ºC, foi esta manhã a localidade mais fria do país

Atenção à grande amplitude térmica durante o dia

Aljezur, com uma temperatura mínima de -5,3ºC, era esta manhã, pelas 8h00, a localidade mais fria do país, batendo mesmo Bragança, em Trás-os-Montes (-3.2ºC) ou Coruche, no Ribatejo (-3,7ºC), segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o site Troposfera, «o vento foi embora e voltamos logo a ter acentuado arrefecimento noturno e com formação de geada, um pouco por todo o Continente».

No entanto, apesar das temperaturas muito baixas, mesmo negativas durante a noite, enquanto se mantiverem estes dias de sol (pelo menos hoje e amanhã), durante o dia as temperaturas estarão bem mais altas, podendo atingir os 17ºC de máxima no Algarve, 15ºC no Alentejo e os 12ºC no interior Norte.

Ao meio dia, a temperatura já atingia os 14,2ºC em Aljezur, com a máxima, a nível nacional, a ser atingida em Olhão, com 15,9ºC.

Para amanhã, prevê-se um dia com céu geralmente pouco nublado em todo o Continente, podendo ocorrer algumas neblinas ou nevoeiros matinais e, mais uma vez, com acentuado arrefecimento noturno e formação de geadas, principalmente no interior. Possível aumento da nebulosidade no litoral Oeste durante a tarde.

As temperaturas máximas deverão rondar os 16ºC no Algarve, 15ºC no Alentejo e 10ºC no interior Norte. As mínimas deverão andar pelos 6ºC no litoral Algarvio e -2ºC no interior do Algarve, 4ºC no Alentejo e -2 a -5ºC no interior Norte e Centro.

Para quarta-feira, já se prevê a possibilidade de alguma chuva, mas que há-de ficar sobretudo pelo Norte e Centro. Será um dia com céu geralmente muito nublado, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca no litoral Norte e Centro logo a partir da manhã, estendendo-se depois ao interior e ao Sul.

Há a possibilidade de alguma queda de neve pontual nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

As temperaturas estarão baixas durante a madrugada e haverá a formação de geada em alguns locais. Vento fraco a Moderado de Sul, rodando para Norte à tarde.

Depois, entre o final do dia de sexta-feira e domingo, há de novo a possibilidade de períodos de chuva, segundo o site Troposfera.

Comentários

pub