Algarve organiza a sua primeira competição de Dog Puller

Qualquer cão de qualquer raça, tamanho ou idade pode participar

O Algarve estreia-se este domingo, dia 13, na organização de uma prova de Dog Puller, um novo desporto canino, que começa a dar as primeiras cartas em Portugal e tem cada vez mais adeptos.

É a primeira vez que o Algarve organiza uma prova de «Dog Puller», um novo desporto canino que tem cativado cada vez mais praticantes no país. A primeira prova do ano do campeonato nacional tem lugar na escola de treino canino Iron Dog Algarve, em Quarteira, este domingo, dia 13, a partir das 10 horas, e promete juntar mais de uma dezena de participantes.

Gyöngyi Pánczél, 32 anos, fundadora da Dog Puller Portugal, explica que este desporto «desenrola-se em torno de único objeto: o Puller», um género de anel roxo. Uma «ferramenta de treino interativa que proporciona um treino eficaz e completo, com recurso à força, coordenação e resistência, e que fortalece a relação entre cão e humano».

Gyöngyi Pánczél mudou-se para Portugal há três anos e desde então tem-se dedicado à promoção da modalidade. Defende, sobretudo, que o Dog Puller «ajuda a facilitar a motivação e autocontrolo dos cães».

Este domingo, os cães competem em duas categorias de 90 segundos: o Puller Running e Puller Jumping.

A organização promoveu ontem um workshop sobre a modalidade nas instalações da Quinta dos Patudos, em Messines. O workshop foi «uma mistura entre componentes teóricas e práticas», onde os instrutores tiveram «tempo para trabalhar com todos os participantes e os seus cães de forma individual, bem como aprender mais sobre o Puller enquanto ferramenta de treino multifuncional».

Sobre a estreia do Algarve e a escolha da Iron Dog Algarve para acolher a primeira prova do campeonato nacional de Dog Puller do ano, a fundadora da modalidade em Portugal explica que «o Dog Puller Portugal seleciona cuidadosamente as instalações onde organiza as competições, tendo como base os tamanhos e as condições gerais dos campos. A escola Iron Dog Algarve, em Quarteira, tem um excelente campo relvado em boas condições e reúne todas as condições fundamentais para receber este evento. Convidamos todos os amantes e donos de cães a assistirem à competição, a sentir a atmosfera, e desfrutar do entusiasmo dos cães durante a prova».

Gyöngyi explica que «o evento irá começar com a categoria de ‘Puller Running’ em diferentes categorias como puppy, mini, maxi, drive, veterano. Após o último competidor, haverá uma pausa de 45 minutos, e em seguida, iniciar-se-á a disciplina de ‘Puller Jumping’. A entrega dos prémios está marcada para as 14h30».

O Dog Puller foi criado em 2012 e rapidamente se espalhou por todo o mundo, chegando a Portugal em 2017. No primeiro campeonato em Portugal (2017-2018), contou com 35 cães a competir em diferentes categorias e, «nesta temporada existem já mais participantes e a competição será ainda mais emocionante», sublinha Gyöngyi.

Para mais informações sobre o Dog Puller Portugal visite a página de Facebook ou a sua página no Instagram.

Comentários

pub