Algarve: 28 jovens da diocese vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá

Algarve terá o grupo mais numeroso de participantes a nível nacional

Foto: Samuel Mendonça|Folha do Domingo

A diocese do Algarve vai enviar 28 jovens, entre os quais três sacerdotes, à 34.ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude, que vai decorrer no Panamá entre os dias 23 e 27 de Janeiro.

Na homilia da eucaristia de envio destes elementos, enviada à Agência ECCLESIA, o bispo do Algarve salientou a sua «alegria e satisfação» pelo «numeroso» contingente que irá representar a região na JMJ 2019.

«Não há outra diocese que tenha um grupo tão numeroso como o nosso. Isso não é para nos orgulharmos, mas é para nos sentirmos honrados com a generosidade e disponibilidade destes jovens e também com aqueles que os animam, desde os responsáveis diocesanos até aos párocos», referiu D. Manuel Quintas.

Durante a celebração na Sé de Silves, o responsável católico pediu ainda aos 28 jovens para «se fazerem peregrinos como o Papa Francisco», para viverem as jornadas como uma «oportunidade de fortalecer» a fé, e para elevarem bem alto o nome da região algarvia, levando consigo algo que os «identifique e enriqueça».

D. Manuel Quintas desafiou ainda os jovens a partilharem depois as experiências que vão viver no Panamá com as suas comunidades.

«Gostava muito que, no regresso, cada um de vós, combinando com os vossos párocos, desseis um testemunho à vossa paróquia porque, certamente, vos sentis enviados não apenas da Diocese, através do bispo, mas também através do vosso pároco e das vossas paróquias. E sei que faz muito bem às comunidades escutar a vossa experiência, o vosso testemunho», completou.

De acordo com a edição online do jornal ‘Folha do Domingo’, a Diocese do Algarve vai ser representada nas Jornadas Mundiais da Juventude, entre 23 e 27 de Janeiro, pelos padres Nelson Rodrigues, assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), Tiago Veríssimo, membro da equipa do SDPJ e pároco de Monchique, e Adelino Ferreira, pároco de Vila Real de Santo António.

Na comitiva seguirão também um jovem casal da paróquia das Ferreiras e 23 outros jovens oriundos das paróquias de Silves (9), Paderne (4), Quarteira (3), São Pedro de Faro (2), Ferreiras (1), Portimão (1), Tavira (1), Loulé (1) e Olhão (1).

A partida do grupo está prevista para o dia 19 de Janeiro, com os jovens a concentrarem-se na igreja das Ferreiras, a partir das 3h30, e a rumarem depois ao aeroporto de Lisboa para um voo que incluirá uma escala em Newark, nos Estados Unidos da América.

Comentários

pub