Albufeira investe 92 mil euros na climatização de salas de aula

Até final do mês, serão instalados uma centena de aparelhos de climatização em 16 escolas do concelho

A Câmara de Albufeira está a equipar as salas de aula de 16 escolas do concelho e o Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne, com novos sistemas de climatização. Ao todo, serão investidos 92 mil euros para a instalação de uma centena de aparelhos, trabalho que deverá estar concluído até ao final de Janeiro.

Até agora, foram instalados 74 equipamentos de climatização em 11 escolas do concelho. Nas próximas semanas, a autarquia irá instalar os restantes aparelhos.

A nova climatização já foi instalada na maioria das escolas, nomeadamente nas EB1 da Correeira, dos Brejos, dos Caliços, de vale Carro, de Paderne e Av. Ténis, bem como nos Jardins de Infância de Vale Serves, de Vale Carro, de Paderne, da Guia e das Ferreiras, para além do Centro Educativo do Cerro do Ouro.

Até ao final deste mês ficarão igualmente dotadas de novos equipamentos de climatização as escolas EB1 das Fontainhas, EB1 das Ferreiras, EB1 das Sesmarias, EB1 Olhos de Agua e o JI de Albufeira.

Para o presidente da Câmara de Albufeira José Carlos Rolo, a climatização das salas de aula, tendo em vista o conforto de quem as utiliza, tem de estar assegurada.  «A climatização é muito importante para o rendimento escolar, ajuda na concentração, diminui o cansaço e contribui para o bom relacionamento entre alunos e professores. O aumento do conforto na sala de aula melhora o bem estar», considera o edil albufeirense, que foi professor e diretor da Secundária de Albufeira.

O autarca afirma, ainda, que algumas destas escolas não tinham «nenhum sistema que garantisse um bom ambiente quanto à temperatura, a qual é de picos: tanto faz demasiado frio no inverno, como um grande calor já a partir do mês de maio».

No demais estabelecimentos escolares que não são abrangidos por este investimento, «o município está a proceder à verificação e manutenção dos equipamentos de aquecimento».

Comentários

pub