Agricultura não vai parar durante 24 horas na Universidade do Algarve

Competição vai pôr à prova estudantes da área da agronomia de Portugal e Espanha

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, em Gambelas, e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve vão ser palco da 4ª edição das 24H Agricultura Syngenta, uma competição formativa, que vai reunir, nos dias 6 e 7 de Abril,  cerca de 150 estudantes de Portugal e Espanha.

Esta competição, promovida pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) decorre durante 24 horas consecutivas, «submetendo os estudantes a provas teóricas e práticas de campo» para «demonstrar as competências exigidas aos profissionais no mundo moderno».

Segundo a organização, o evento destina-se «a alunos do ensino superior agrário de Portugal e Espanha, sendo também admitidas um máximo de três equipas de estudantes de ensino profissional das áreas de ciências agrárias, com vista a porem à prova os seus conhecimentos, atitudes e competências, ajudando-os na transição para a vida profissional».

Os temas das provas são diversos, «desde a qualidade da pulverização, condução e calibração de máquinas e alfaias agrícolas, dimensionamento de sistemas de rega, cálculos diversos para aplicação de fatores de produção, planos de gestão empresarial, entre muitas outras», explica a APH.

Esta edição das 24H Agricultura Syngenta «propõe também aos futuros agrónomos desenvolver provas que visam aumentar o conhecimento teórico sobre os princípios da Agricultura Circular», que é o tema deste ano, e «contribuir para o contacto direto dos estudantes com projetos/empresas que colocam em prática a Agricultura Circular e incentivar o desenvolvimento de modelos de negócio de Economia Circular aplicada à Agricultura».

Carlos Guerreiro, subdiretor da FCT da UAlg, considera que receber esta competição formativa significa «o reconhecimento da APH pela importância do setor hortofrutícola da região do Algarve na economia regional e nacional. Esta competição permite a troca de experiências entre os futuros técnicos agrícolas de todo o país, possibilitando o contato dos mesmos, num ambiente de competição salutar, com os “exercícios” da profissão que escolheram».

Para o docente, as 24H Agricultura Syngenta «começam a demonstrar a consolidação deste evento, a nível nacional, como uma das principais “atividades extracurriculares” dos estudantes das ciências agrárias. Será com agrado que a FCT irá receber esta competição, contando com o apoio, em especial, dos docentes e alunos do curso de Agronomia, incluindo-se a IAAS-Algarve [Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas]».

Além da APH, participam na organização do evento a IAAS Portugal e a SFORI, empresa de formação experiencial.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Comentários

pub