“Vilamoura Sailing” já é o «principal centro de treino de vela da Europa»

Com este centro de treino, «Portugal entrou definitivamente na rota dos eventos mundiais de vela»

O centro de estágios “Vilamoura Sailing” já é o «principal centro de treino de vela da Europa», acolhendo velejadores, treinadores e equipas técnicas em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

«É difícil chegar às instalações do Centro de Treino de Vela ‘Vilamoura Sailing’, localizado na Marina de Vilamoura, sem reparar nas inúmeras carrinhas estacionadas, com inscrições em dezenas de línguas», diz o Vilamoura Sailing.

«O parqueamento está cheio, a rampa de acesso ao plano de água está a ser utilizada permanentemente e o horizonte ao largo de Vilamoura tem velas ao longo de todo o dia. São dezenas as equipas, oriundas de todos os continentes, que passaram a ficar em Vilamoura todo o Inverno».

Fundado em Fevereiro de 2017, o Centro de Treino de Vela de Vilamoura superou todas as expectativas e os números ainda estão a aumentar.

«Para já, temos um aumento de 30%. Crescemos no número de velejadores, crescemos no número de barcos, crescemos no tempo de estadia das equipas, crescemos no espaço que a Marina disponibiliza e crescemos nos serviços que oferecemos», refere a direção do ‘Vilamoura Sailing’.

Esta temporada, o centro de estágios passou a disponibilizar ginásio apetrechado com todos os equipamentos para que as tripulações mantenham a performance física exigida, assim como um departamento médico especializado.

Aliás, boa parte do sucesso do Centro é resumido na frase da própria direção: «a única preocupação das equipas é velejar. Tudo o resto, nós tratamos».

As mais influentes Federações de vela da Europa são as primeiras a indicar o ‘Vilamoura Sailing’ como local de eleição para treinos e estágios. As melhores equipas do mundo não hesitaram em se fixar permanentemente em Vilamoura, trazendo consigo várias centenas de pessoas.

Precisamente por ter aqui uma frota de luxo, a direção do ‘Vilamoura Sailing’ decidiu organizar a 1ª edição da prova ‘Portugal Grand Prix’.

Uma competição que está a decorrer neste momento e que reúne mais de uma centena de barcos das classses olímpicas Nacra 17 e 49er, as novas gerações de barcos à vela.

A prova irá desenrolar-se em duas fases – a primeira de 12 a 16 de Dezembro e a segunda de 13 a 17 de Fevereiro de 2019. A ideia de pôr a competir as inúmeras equipas atualmente em estágio em Vilamoura foi tão bem aceite que o ‘Portugal Grand Prix’ irá ter mais participantes do que provas que contam para o ranking mundial.

Nesta nova época o ‘Vilamoura Sailing’ ganhou um padrinho ilustre: Berrnardo Freitas. Com 28 anos, é um dos mais reconhecidos velejadores portugueses da atualidade, depois de marcar presença na Volvo Ocean Race e na Extreme Sailing Series.

Comentários

pub