Um homem de olhos tortos com Salvador Sobral, novo circo e Sérgio Godinho marcam Dezembro no Algarve

Como não poderia deixar de ser, este mês o Algarve veste-se de cores do Natal e recebe eventos memoráveis para brindar ao Ano Novo

Um homem de olhos tortos, Salvador Sobral com Júlio Resende, novo circo na serra, Sérgio Godinho com a Orquestra Clássica do Sul, bailado clássico, humor e Amor Electro. Estas são algumas das propostas de eventos culturais, que já estão em cartaz de Dezembro no «Guia Algarve», uma publicação mensal gratuita editada pela Região de Turismo do Algarve.

As festas do fim de ano e o espetáculo de ballet Quebra-Nozes estão entre os destaques da programação, mas o guia de eventos tem muitas outras propostas para miúdos e graúdos, incluindo eventos musicais, provas desportivas, peças de teatro e exposições.

O último mês do ano está repleto de magia e fantasia e há dois bailados de Tchaikovsky a não perder: Quebra-Nozes, que sobe ao palco no Teatro das Figuras, em Faro, este sábado, dia 1 de Dezembro, e Lago dos Cisnes, no auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, no dia 4.

Na música, destaque para o concerto de Sérgio Godinho com a Orquestra Clássica do Sul, que regressa ao Cineteatro Louletano, no dia 8, para uma grande exibição.

Os mais novos vão ficar encantados com o concerto Grandes Canções da Disney, no dia 9, em Albufeira, e com o musical infantil Um sonho de Natal, em cena no Auditório Municipal de Olhão, no dia 8. Durante todo o mês, as notas natalícias irão invadir as localidades algarvias, com diversos concertos alusivos à quadra.

O Teatro Municipal de Portimão recebe dois grandes momentos de stand-up comedy. No dia 14, António Raminhos apresenta o seu mais recente trabalho O Melhor do Pior e, no dia seguinte (15), é a vez do humorista Nilton revelar o que o faz rir no seu novo espetáculo Falta de Juízo.

O Presépio Gigante de Vila Real de Santo António também está de regresso, de 1 Dezembro a 6 de Janeiro, ao Centro Cultural António Aleixo, para celebrar um novo recorde: este ano, estarão patentes cerca de 5000 figuras, que não irão deixar ninguém indiferente.

E depois do sucesso das primeiras edições, Lagoa recebe, nos dias 14 e 15, a 4ª edição de Estátuas Vivas no Natal, onde 16 artistas irão protagonizar quadros artísticos temáticos pelas ruas da cidade.

Finalmente, para quem não abdica do exercício físico, o «Guia Algarve» sugere mais uma Caminhada e Corrida do Pai Natal, em Albufeira, no dia 16.

O «Guia Algarve» de Dezembro integra ainda um descartável dedicado à programação do «365 Algarve», que inclui mais uma edição de Jazz nas Adegas, na Quinta dos Vales, em Lagoa (1 e 2); o Dancing, baile culinário dedicado à batata-doce de Aljezur (1 e 2), que este fim de semana se celebra em festival; o regresso de Cataplay na Tertúlia Algarvia, em Faro (9); e mais uma sessão de Video Lucem, desta vez no antigo armazém da Conserveira do Sul, em Olhão, com a participação de Júlio Resende e Salvador Sobral (15).

A não perder, ainda, a companhia de circo contemporâneo Cirque Atail (França), com o espetáculo As Estações do Circo, no heliporto de Monchique (28 de Dezembro a 1 de Janeiro); o teatro musical infantil Kaô: Embalos do Mundo (8 e 9), em Monchique, e o Algarve Flash Mob-Choir, que poderá aparecer em qualquer rua algarvia.

Os municípios algarvios dão as boas-vindas ao novo ano com muita música e animação, bem como espetáculos pirotécnicos de cortar a respiração. Todos os anos, o réveillon tem atraído milhares de visitantes ao Algarve, e este ano não será exceção.

Difícil vai ser escolher onde passar a noite mais animada do ano: Portimão conta com Richie Campbell (29), David Fonseca (30) e Axé Brasil (31) para animar os foliões; Albufeira despede-se de 2018 com os HMB, Wilson Honrado e Fernando Daniel (31); Monchique com uma das sessões do Cirque Atail, que celebrará a viragem do ano na noite de 31; e Lagoa organiza, mais uma vez, o maior réveillon indoor do Algarve, o Arade Music Fest, no centro de congressos local. Em Lagos, os Amor Electro saúdam 2019 com um concerto único.

O «Guia Algarve» de Dezembro contempla muitas mais propostas. A publicação bilingue (português e inglês) é distribuída no Aeroporto de Faro, hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região, além de poder ser consultada online clicando aqui.

Comentários

pub