Portimão abre inscrições de voluntários para Cidade Europeia do Desporto

É preciso idade mínima de 16 anos para se inscrever como voluntário

Foto de arquivo

Portimão abre, esta quarta-feira, 5 de Dezembro, inscrições de voluntários para as iniciativas previstas no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019. 

No dia em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, o Município abre as inscrições para Bolsa de Voluntariado da Cidade Europeia do Desporto 2019, «um projeto que conta com um programa de eventos de âmbito internacional, nacional e regional nas mais diversas modalidades desportivas, do automobilismo à motonáutica, passando pela ginástica rítmica, natação, fitness, futebol, atletismo, BMX, karaté, futevolei, ténis, vela, padel, ciclismo, paraquedismo, boccia, windsurf e muitas outras modalidades, bem como um conjunto variado de programas de atividade física e de formação desportiva de qualidade».

Os interessados em integrarem a Bolsa de Voluntários podem inscrever-se no site oficial da Cidade Europeia do Desporto 2019, disponível aqui, e devem ter a idade mínima de 16 anos.

A disponibilidade, o sentido de responsabilidade, ser-se comunicativo, ter conhecimento de idiomas e assumir o compromisso de representação do espírito do projeto são algumas das características solicitadas.

Entre Janeiro e Dezembro de 2019, os voluntários vão ter oportunidade de colaborar em várias áreas, desempenhando diversas tarefas que vão desde o apoio logístico ao secretariado, assistência de sala, acolhimento de atletas, acompanhamento de equipas técnicas, distribuição de publicidade e entrega de prémios.

Os participantes terão direito a um cartão de identificação, seguro de acidentes pessoais e uma bolsa de apoio às despesas de alimentação e deslocações por prestação de voluntariado, bem como oportunidade de participar em ações de formação de voluntariado. As normas gerais de participação no projeto de voluntariado encontram-se disponíveis online para consulta.

Esta é uma oportunidade de participar «naquele que vai ser o maior palco desportivo a nível nacional, e viver de perto todas as emoções da Cidade Europeia do Desporto em 2019», diz a Câmara de Portimão.

No próximo dia 21 de Dezembro decorre a primeira formação geral de Voluntários dinamizada pela Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude, às 10h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes.

As inscrições podem ser efetuadas online através do formulário, que se encontra disponível aqui. Mais informações ou esclarecimentos adicionais podem ser solicitadas junto da Divisão de Desporto e Juventude através do telefone 282 470 797/893 ou do email: [email protected]

Ainda para assinalar este dia, o Município de Portimão, em conjunto com a Dypall, dinamiza um lanche convívio na Loja Ponto Já, a funcionar nas instalações do Mercado da Avenida São João de Deus, destinado a jovens, onde serão dados a conhecer os novos serviços deste espaço e onde será possível estar à conversa com os voluntários provenientes da Polónia, da Turquia, Macedónia, Itália e Espanha, que vão colaborar com o Município nos próximos 9 meses, sob o lema “Voluntários Constroem comunidades resilientes”.

Comentários

pub