Odiana organiza workshop “Gestão Sustentável dos Ecossistemas Ribeirinhos”

Ação é desenvolvida pela Odiana, com a colaboração da Associação Portuguesa de Ambiente.

O workshop “Gestão Sustentável dos Ecossistemas Ribeirinhos”, organizado pela associação Odiana, decorre no próximo dia 12 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António. 

A associação, no âmbito do projeto Valagua, encontra-se a organizar esta iniciativa «que se pretende constituir como um fórum de capacitação, participação e debate sobre a água, nomeadamente: a gestão e usos, as funções ecológicas, serviços dos ecossistemas e impactos no desenvolvimento».

A iniciativa conta com especialistas de renome na matéria que vão partilhar temas e metodologias distintas, contando com os professores Inmaculada Pulido e Antonio Rodriguéz da Universidade de Huelva abordando a Sub-bacia Transfronteiriça do Baixo Guadiana, bem como os usos da água e o seu planeamento hidrológico.

Paulo Cruz, da Agência Portuguesa do Ambiente, vai falar sobre os Instrumentos de Ordenamento do Território e Gestão dos Ecossistemas Ribeirinhos. Manuela Morais, da Universidade de Évora, falará, por sua vez, da Dinâmica funcional dos rios temporários.

Por fim, Lúcia Pereira da Marca ADL, destacará as espécies invasoras e a Recuperação de cursos de água invadidos.

Este workshop é creditado, sendo uma ação de formação de curta duração que irá possibilitar a aquisição de competências e ferramentas aos professores, a fim de explorarem a importância de ecossistemas de água, a sua biodiversidade, ameaças e a problemática das espécies invasoras.

Serão ainda abordadas algumas das ferramentas para a gestão e monitorização destes ambientes, assim como o contributo do voluntariado ambiental na gestão/controlo. As inscrições estão disponíveis através do e-mail [email protected] ou telefone 281 531 171.

O projeto Valagua é centrado na parte inferior da bacia hidrográfica internacional do Rio Guadiana e nos espaços da Rede Natura 2000 que a integram, procurando conciliar a utilização dos recursos hídricos e ecológicos em ambos os lados da fronteira, lançando bases para uma gestão conjunta e sustentável deste corredor ecológico.

Neste âmbito, a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações de sensibilização para jovens no que concerne à valorização e promoção do património da água.

Esta ação é desenvolvida pela associação, com a colaboração da Associação Portuguesa de Ambiente.

Comentários

pub