Noite Vermelha marcou o arranque dos festejos de Natal em São Brás

A chegada do Pai Natal e a Noite Vermelha deram o pontapé de saída para um mês de festividades

A Noite Vermelha voltou a São Brás de Alportel, este sábado, dia 8. Houve muita música pelas ruas, danças, folclore, lojas abertas até às 23 horas e a oferecer descontos, prémios para os compradores, feirinha de Natal com artesanato e farturas…e, claro, com muitos pais natais vestidos de vermelho.

O Largo de São Sebastião é o epicentro natalício são-brasense, local de eleição para momentos especiais em família e entre amigos.

O programa de espetáculos da Noite Vermelha contou com as atuações dos Carolas, do Rancho Típico Sambrasense, dos Moving Star, dos Urban Xpression, do Grupo Coral da Casa do Alentejo de Albufeira, dos Veredas da Memória, do grupo Bottles e ainda com uma arruada da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

A iniciativa foi mais uma vez promovida pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em colaboração com o comércio local, artesãos, grupos locais, Museu do Trajo e ACRAL.

Mas a animação não acabou neste sábado à noite, antes pelo contrário, A animação prossegue no Largo de São Sebastião até 30 de Dezembro com animação e artesanato, das 16h00 às 19h00, exceto aos sábados, em que o largo vai ter animação das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 19h00.

O comércio local está ainda a lançar um passatempo de Natal para o sorteio de 500 euros em vales de compras. O passatempo decorre até 31 de dezembro.

Em termos de animação, há uma oferta variada: este domingo, às 16h00, o Pavilhão Municipal recebe a Gala de Natal “Era uma vez…UxCircus”, da Associação de Dança, Cultura e Arte – Urban Xpression.

Também esta tarde, o Salão dos Bombeiros Voluntários acolhe um Chá Dançante de Natal animado, a partir das 15h00, por Válter Reis.

O Museu do Traje apresenta, de 14 a 16 de Dezembro, a comédia teatral: “Uma discussão de Natal”. Sessões de teatro em inglês, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

No dia 15, sábado, de manhã, as ruas da vila e o Mercado Municipal recebem o Desfile de Natal da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, enquanto o Quartel dos Bombeiros Voluntários abre as suas portas, pelas 10h00, com a Feirinha de Natal, onde não vão faltar surpresas e animação para os mais pequenos e atuações musicais.

O concerto de Natal da Orquestra Clássica do Sul é outro momento especial deste Natal. A Orquestra apresenta-se a 15 de Dezembro, às 21h30, na Igreja Matriz de São Brás de Alportel, acompanhada pela soprano Ângela Silva.

Durante as tardes de 17 e 21, a Biblioteca Municipal promove ateliês de Natal para a pequenada e, de 17 a 19, o Centro da Calçadinha abre as suas portas aos mais pequenos com ateliês de Natal onde podem aprender a fazer decorações natalícias, a confecionar bolos de Natal e a fazer experiências divertidas, coloridas, explosivas para aprender a fazer neve artificial, pega monstros, plasticina colorida e muito mais.

O Natal também se vive no Mercado Municipal com o programa “Sabores de Natal”.

No dia de Natal, 25 de Dezembro, a partir das 16h00, o Motoclube “Os Unidos da Estrada” anima o Centro Histórico com a sua festa de Natal.

Até 6 de Janeiro, está aberta a Rota dos Presépios de São Brás de Alportel. Entidades, associações, grupos de todo o concelho estão a preparar 13 presépios, desde os mais tradicionais aos mais modernos e originais.

A rota passa pelo Peral, pelo Corotelo, pelos Bombeiros Voluntários, pela Biblioteca Municipal, por Machados, pela Igreja Matriz, por Parises, pelo Museu do Trajo, pela Santa Casa da Misericórdia, pelo Alportel e pela Cabeça do Velho.

E como manda a tradição, a quadra Natalícia encerra na noite de Dia de Reis, 6 de Janeiro, às 21h00, com o 35º Encontro de Charolas, no Cineteatro São Brás.

 

Todas as fotos são da autoria de: Pablo Sabater | Sul Informação

 

 

 

Comentários

pub
pub