Natal em Portimão tem pista de gelo, desfiles e espetáculos para toda a família

Iniciativas começam já esta quinta-feira, 6 de Dezembro

Uma pista de gelo, uma feira de Natal, desfiles musicais e espetáculos para toda a família são atividades com que Portimão vai celebrar o Natal, de 6 de Dezembro a 6 de Janeiro.

«O programa das festas, que se estende até ao Dia de Reis, foi feito a pensar nos mais novos, mas procura cativar também os adultos enquanto dinamiza simultaneamente o comércio local», diz a Câmara de Portimão.

A pista de gelo natural, a chegada do Pai Natal à Praça da República, a Feira de Natal com muita animação diária protagonizada pelos desfiles da Festa Fantástica e pelas coletividades portimonenses, a iluminação decorativa em pontos estratégicos da cidade, o presépio em tamanho real no Largo da Mó, a 4ª edição do Concurso de Montras no Comércio Local, os concertos nos vários equipamentos municipais e o mercadinho de Natal de Alvor são iniciativas que se vão realizar no concelho.

As festividades arrancam na próxima quinta-feira, dia 6 de Dezembro, às 17h00, com a inauguração da Feira de Natal e da Pista de Gelo, com a chegada do Pai Natal e com os desfiles musicais.

Nesse dia, a pista de gelo é gratuita e, nos outros dias, quem quiser usufruir dessa diversão terá de pagar 1 euro.

Às 17h00 desta quinta-feira está agendado o Desfile de Natal pela cidade no comboio, com escolta de motards “Moto Grupo do Arade”, seguindo-se, às 18h00, a chegada do Pai Natal ao Mercado de Natal e, às 18h30, a atuação do Palhaço Salsinha.

Já às 19h00 será possível assistir a um concerto de Natal por cerca de 400 alunos do Coro Infantil do Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão, dirigido pelo professor José Balancho.

Mas a grande atração da feira é mesmo a pista de gelo, em tenda coberta, com cerca de 200 metros quadrados e capacidade para 50 pessoas.

No espaço, «os visitantes podem divertir-se e podem contar com a ajuda de monitores, disponíveis para dar apoio e colaborar na diversão», diz a Câmara de Portimão.

Instalada mesmo ao lado da Casa do Pai Natal, a pista de gelo funcionará diariamente ao longo do mês de Dezembro (de domingo a quinta-feira das 11h00 às 21h00 e à sexta-feira e ao sábado das 11h00 às 23h00).

Já a Feira de Natal instalada na tenda coberta irá promover os produtos tradicionais e artesanais, bem como despertar a criatividade dos participantes que aproveitam para expor os mais variados artigos de decoração de Natal.

Não faltará também a Casa do Pai Natal que terá um canto especial para receber crianças e famílias. Neste mercado, os visitantes encontrarão ainda sugestões para presentes como licores caseiros, broas e bolos de mel, artesanato, antiguidades e artigos de colecionismo.

A feira terá também animação protagonizada pelas coletividades portimonenses, sempre às 18h30.

No dia 9 de Dezembro passará, pela feira, o Grupo de Cantares de Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento, seguido, no dia 10, do Grupo Coral de Portimão.

Grupo Coral Adágio (11 de Dezembro), Tunatocasnada, do Instituto de Cultura de Portimão (13), Grupo de Cantares Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento (17), Grupo Coral de Portimão (18), TIPO – Teatro Infantil de Portimão (19) e Tunatocasnada (20) completam os concertos.

A Feira de Natal funcionará de 6 a 23 Dezembro, das 11h00 às 21h00, de domingo a quinta-feira, e das 11h00 às 23h00, às sextas e sábados.

«Os desfiles musicais protagonizados pela “Festa Fantástica” serão outras das atrações repletas de criatividade e fantasia que contarão com cerca de 70 participantes, animadores e grupos de dança e teatro que encarnam personagens do imaginário natalício e percorrem as ruas do centro numa parada musical cheia de luz e cor», diz a Câmara de Portimão.

Soldadinhos de chumbo, bailarinas, trenós, duendes, elfos, o Pai Natal e a rena Rudolfo farão parte deste momento «único e mágico».

O convite é viver o Natal com desfiles cheios cor e emoção às ruas da cidade até à Feira de Natal. No dia de 8 de Dezembro, às 17h00, realiza-se o desfile “O Rei Neptuno”.

Às 18h30 há magia com um espetáculo de ilusionismo. Já no dia 14 de Dezembro, às 17h00, o desfile tem como mote “Pintar Sorrisos” com o objetivo de espalhar sorrisos e cor pelas ruas da cidade.

No dia 15, às 17h00, o desfile “Princesa do Gelo” «vem diretamente do reino da fantasia com personagens de encantar, envoltos em música, dança e muita alegria».

O fado não vai faltar com um espetáculo “Fadistas Palmo e Meio”, composto por quatro fadistas com idades compreendidas entre os 9 e 17 anos, acompanhados à viola por José Santana e na guitarra portuguesa por Rafael Pacheco.

A poucos dias do Natal, no dia 21 de Dezembro, às 17h00, o desfile musical “Alice no País das Maravilhas” «trará o mundo encantado das maravilhosas histórias da nossa infância, num cortejo de sonho e fantasia», segundo a Câmara de Portimão.

No dia seguinte, dia 22 de Dezembro, também às 17h00, está agendado o “Grande desfile Apoteótico de Natal” com duendes, Mãe Natal e Pai Natal com a sua rena Rudolfo.

Às 18h30, o espetáculo “A Melodia de Natal” ocupará o palco da Feira com uma representação da Escola de Teatro Infantil/Juvenil e da Escola de Dança Infantil do Boa Esperança.

Além disto haverá o tradicional Presépio de rua em tamanho real, no Largo da Mó, que já pode ser apreciado.

Na ótica de dinamização e apoio ao comércio local, a Junta de Freguesia de Portimão promove o 4º Concurso de Montras de Natal. Com esta iniciativa pretende-se que os comerciantes decorem as suas montras com motivos alusivos à época natalícia.

Neste programa de Natal, destaque também para o dia 9 de Dezembro com a 3ª edição do “Mercado da Bagageira” – “Natal com Sabor”, organizado pela Teia D´Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, das 11hoo às 18h00, no espaço Raiz.

No dia 22, às 11h00, a Quinta Pedagógica vive o espírito de Natal com o Ateliê “Sementeiras de Natal”.

A música é parte integrante das festividades natalícias e nesse sentido são vários os locais culturais de Portimão que terão concertos. No Dia da Cidade, 11 de Dezembro, às 21h00, há um espetáculo “Uma Melodia de Natal”, pelos alunos do grupo de teatro infantil e das diversas modalidades de dança, no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense.

Já no dia 14 de Dezembro, às 18h00, o Museu de Portimão recebe o Concerto de Natal pelo Coro do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão.

A Casa Manuel Teixeira Gomes, bem no coração da cidade e no âmbito da “Casa (Con) Vida” terá duas atuações, sempre às 19h00: no dia 20 de Dezembro com o Grupo Coral de Portimão e no dia 27 de Dezembro com o “Concerto de Natal” pelo Instituto de Cultura de Portimão – Universidade Sénior.

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe no dia 21 de Dezembro, às 21h30, o Concerto de Natal com a Orquestra Clássica do Sul.

«Pela batuta do maestro John Avery serão dirigidos alguns êxitos da história da música que convidam o público a festejar esta data num ambiente de paz e harmonia. A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete».

Ainda no que respeita às festividades natalícias, a Área Desportiva da Praia da Rocha será palco no dia 22 Dezembro, das 10h00 às 13h00, do 4º Christmas Paddle Meeting, organizado pelo Portimão Surf Clube, um evento recreativo aberto a toda a população para a prática da modalidade de Stand Up Paddle.

Nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro, a freguesia de Alvor vai viver esta quadra com a 2ª edição da Feira de Natal no Adro da Igreja e o 2º Concurso de Presépios de Natal.

No dia 6 de Janeiro, às 21h00 cantam-se as Janeiras no Grande Auditório do TEMPO, Teatro Municipal de Portimão com a participação do Movimento Associativo de Portimão.

Comentários

pub