Morreu João Santos, fundador e sócio nº1 da Almargem

João Santos tinha 66 anos

João Santos, fundador e sócio nº1 da associação ambientalista Almargem, morreu esta segunda-feira, aos 66 anos, na sequência de uma doença prolongada.

A fundação da Almargem, em 1988, foi um dos pontos de referência de uma vida dedicada à defesa do ambiente, no Algarve. Ao longo dos anos, João Santos foi a principal cara de muitas lutas, nomeadamente contra a instalação de um empreendimento turístico na Quinta da Ombria, em Querença, a construir sobre o principal aquífero da região.

A ação da Almargem obrigou os promotores do projeto a fazer diversas alterações, de modo a salvaguardar este importante recurso natural.

Outras lutas, ao longo das décadas, tiveram a ver com a construção da autoestrada do sul, que não destruiu o miolo da serra do Caldeirão, com estava previsto de início, graças à campanha desenvolvida pela Almargem e outras associações ambientalistas, a defesa das lagoas da foz do Almargem e do Trafal, no litoral de Loulé, o encerramento do campo de tiro existente na ilha da Culatra, o campo de golfe previsto para a zona do Ludo, concelho de Faro.

Em declarações ao Sul Informação,  Anabela Santos, da Almargem, salientou o trabalho realizado por João Santos, em prol do ambiente, no Algarve, e não escondeu o choque pelo desaparecimento do sócio nº1 da Almargem.

«Foi muito difícil para todos nós. Apesar de o João já estar a lutar como uma doença há vários meses, é sempre inesperado», considerou.

João Santos era também professor, mas estava reformado há dois anos, precisamente para se poder dedicar mais às atividades associativas. No entanto, nos últimos dois meses, devido ao agravamento da sua doença, tinha-se também afastado da vida da Almargem.

O funeral ainda não tem data nem hora marcada.

 

 

Comentários

pub