Mercado de Escravos distinguido pelo Observatório Internacional dos Direitos Humanos

O equipamento museológico distinguido perpetua a trágica memória da escravatura e situa-se próximo do local onde, em 1443, teve lugar a primeira grande venda de escravos da Europa

O Núcleo Museológico Rota da Escravatura, instalado no edifício conhecido como “Mercado de Escravos”, em Lagos, recebeu, na passada segunda-feira, dia 10 de Dezembro, o título honorífico de “Centro Internacional de Memória Viva da Dignidade Humana” dado pelo Observatório Internacional dos Direitos Humanos (OIDH).

«A atribuição insere-se num “cordão mundial de solidariedade, na esfera da cidadania global a favor da Paz” e reconhece alguns notáveis monumentos que, face à sua história, são hoje um espaço de cultura e de paz, transmitindo tranquilidade e bem-estar a todos os seres humanos que os visitam», diz a Câmara de Lagos.

O equipamento museológico distinguido perpetua a trágica memória da escravatura e situa-se próximo do local onde, em 1443, teve lugar a primeira grande venda de escravos da Europa, quando os cativos africanos eram trazidos de África para a Europa pelas caravelas.

A cerimónia de entrega do título honorífico contou com a presença de Maria Luísa Francisco, assessora do OIDH, de Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, outros membros do executivo municipal, deputados municipais, comunidade escolar e outros convidados.

«O OIDH é uma organização de abrangência mundial, com sede em Portugal, que defende a dignidade da pessoa humana em todos os lugares do Planeta e fomenta a paz, de modo a contribuir para um mundo mais equitativo e sustentável, assim como para o bem comum da Humanidade».

Com o lema “Servir a Humanidade”, o OIDH «dá particular atenção aos maiores e mais persistentes flagelos sociais, com especial enfoque na extrema pobreza, na fome e desnutrição, que atingem milhões de seres humanos em todo o mundo».

A mesma organização tinha distinguido há dias a Fortaleza de Sagres, com título honorífico semelhante.

Comentários

pub