Loulé acaba o ano com apenas 42,2 hectares de área ardida

Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Loulé fez o balanço de 2018

Foto de Arquivo

Em 2018, os incêndios florestais queimaram uma área total de 42,2 hectares no concelho de Loulé.

O número foi avançado durante uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Loulé, que serviu para fazer um balanço dos incêndios ocorridos no concelho, este ano, mas também para projetar o futuro.

E a principal conclusão foi a de que 2018 foi «positivo», no que ao combate aos fogos florestais diz respeito, tendo em conta que Loulé é o maior concelho do Algarve e tem uma extensa zona rural.

«Loulé é o município que tem o maior número (141) de aldeias e aglomerados integrados nas quatro freguesias do interior: Alte (33), Ameixial (16), Salir (54) e União de Freguesias Querença, Tôr, Benafim (38) – consideradas com o primeiro grau de prioridade no âmbito Defesa da Floresta Contra Incêndios», enquadrou a Câmara louletana.

Na mesma reunião, foi discutido o plano estratégico de ação previsto para o ano 2019, nomeadamente «as intervenções em rede primária e as candidaturas que o município irá operacionalizar, no âmbito da prevenção aos incêndios rurais».

«Tem sido apanágio da Câmara de Loulé, a cada ano que passa, melhorar e aumentar os seus vetores de atuação no que concerne à estratégia preventiva relativamente à defesa de pessoas e bens em área florestal, para que em cada época de incêndios rurais seja reforçado o dispositivo de vigilância e combate, tal como aumentada a resiliência das comunidades do Concelho ao flagelo que são os incêndios florestais», resumiu a autarquia.

Comentários

pub