Lagos quer ser «cidade de referência» no desporto

Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho já foi apresentado

Tornar Lagos uma «cidade de referência ao nível do desporto federado e de lazer», até 2021, é o grande objetivo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho (PEDD) que já foi apresentado. 

A sessão de apresentação, conduzida pelo vice-presidente da Câmara de Lagos Hugo Pereira, «contou com uma forte adesão dos agentes desportivos, nomeadamente representantes de agrupamentos de escolas, empresas, clubes e/ou associações desportivas», segundo a autarquia.

Para o executivo municipal, o desporto em Lagos é «uma ferramenta de coesão social, que cria e distribui de forma equilibrada recursos e oportunidades entre os cidadãos, e que os acompanha ao longo da sua vida enquanto projeto contínuo».

Na apresentação deu-se conta do que já se fez, do que se está a fazer, e do que falta concretizar nesta área, correspondentes às três partes de desenvolvimento do PEDD.

O Plano Estratégico agrupa os projetos e as ações a desenvolver em torno de quatro eixos de intervenção, cada um dos quais procurando alcançar objetivos específicos.

O primeiro eixo diz respeito ao aumento do número de praticantes de desporto, ao passo que o segundo está relacionado com a criação de mais iniciativas desportivas em época baixa, promovendo o desenvolvimento da economia local.

Quanto ao terceiro eixo prende-se com melhorar os espaços desportivos de recreio e de lazer ao ar livre e o quarto, e último, defende parcerias mais dinâmicas e coesas.

«Para o incremento da oferta desportiva no concelho (a nível escolar, da saúde, do lazer/tempos livres e do desporto-turismo), o Município pretende continuar a apoiar criteriosamente o movimento associativo local e apostar também em sinergias com parceiros privados».

Comentários

pub