Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo de Odemira

Propostas vão ser implementadas a partir de 2019, no valor total de 500 mil euros

As propostas “Sala de Aula do Futuro”, “Requalificação do Jardim de Infância e EB1 de Bicos e equipamento do novo Centro de Convívio”, “Ajudar quem nos socorre – Bombeiros Voluntários de Milfontes” e “Acessibilidade para todos – Centro de Saúde de Odemira” são as vencedores do Orçamento Participativo (OP) deste concelho alentejano. 

As propostas vencedoras foram divulgadas esta segunda-feira, dia 17 de Dezembro, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho.

Um total de 2203 cidadãos, com idades a partir dos 14 anos, votou durante o mês de Novembro, em 18 propostas de investimentos públicos. Em paralelo decorreu a votação nas 35 propostas para os processos de OP das 13 Freguesias do concelho, cujos resultados serão apresentados pelas respetivas Juntas de Freguesia.

Na categoria “Freguesias do interior com menos de 1500 habitantes” a vencedora foi a proposta 5 “Sala de Aula do Futuro” (Freguesia de Colos), no valor de 125 mil euros.

Segundo a Câmara de Odemira, a ideia é «dotar a Escola Aviador Brito Paes do equipamento informático necessário para a “sala de aula do futuro”, criando espaços de inovação onde o centro da atividade é o aluno em interação com colegas e professores. Não é um espaço para ouvir matéria, mas para investigar, interagir, criar, desenvolver e apresentar, que fomenta a interação, partilha e colaboração».

A proponente foi Elisabete Rodrigues.

Ainda nesta categoria, a proposta “Requalificação do Jardim de Infância e EB1 de Bicos e equipamento do novo Centro de Convívio” (Freguesia de Vale de Santiago), no valor de 125 mil euros, também venceu.

O objetivo aqui é «dotar a escola e Jardim de Infância de telheiros de ligação entre as entradas principais e a futura cantina, que será construída na zona de exterior do recinto escolar, e a colocação de caixilharias na zona de pátios para melhor conforto das crianças». Em paralelo, quer tornar-se «a atual cantina num centro de convívio para idosos». A proponente, neste caso, foi Susana Hilário.

Quanto à categoria “Freguesias do litoral ou com mais de 1500 habitantes” venceram outras duas propostas: “Ajudar quem nos socorre – Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes” e “Acessibilidade para todos – Centro de Saúde de Odemira”.

A primeira é «pensada em benefício dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes», incluindo «a aquisição de Equipamento de Proteção Individual para combate a fogos florestais e fogos urbanos, aquisição de material de desencarceramento, cacifos, colocação de portões de acesso ao parque de viaturas, criação de mezanino a utilizar como vestuário e obras diversas de melhoramento das instalações». O proponente foi Ventura Ramalho.

Quanto à segunda, «propõe a requalificação da via de acesso ao Centro de Saúde de Odemira desde a Rotunda do Lagar, com passeio, rampas e escadas, eliminando as limitações de acessibilidade de indivíduos com deficiência aos edifícios de saúde», com o proponente a ter sido Vítor Gomes.

As propostas vão ser implementadas a partir de 2019, no valor total de 500 mil euros.

Comentários

pub