Instituto Piaget de Silves desenvolve trabalho na prescrição de exercício físico junto dos idosos

Estudantes do curso de Fisioterapia realizam sessões de treino de força muscular dinâmica aos idosos

O Instituto Piaget de Silves está a desenvolver atividades com utentes das Santas Casas de Misericórdia na sua área de influência, locais onde os estudantes do curso de Fisioterapia realizam sessões de treino de força muscular dinâmica aos idosos, sob a supervisão da terapeuta Beatriz Minghelli.

O Instituto Piaget recorda que «em Portugal, está a ocorrer um duplo envelhecimento, onde há menos jovens e mais pessoas idosas, com um reduzido ou negativo crescimento da população».

Esta transição demográfica representa uma pirâmide transfigurada e o número de indivíduos que vivem com doenças crónicas por décadas tem aumentado, ou seja, o envelhecimento de pessoas com doenças crónicas tem-se tornado “normal”, o que implica em maiores despesas para saúde.

Por isso, sublinha aquele instituto, «as pessoas idosas devem ser encorajadas a realizar treino de força muscular dinâmica com o objetivo de manutenção e aumento da força muscular, o que pode auxiliar na prevenção de quedas e melhorar a mobilidade articular». A prática do treino de força permitir adquirir melhorias no desempenho das atividades de vida diária, sendo estas realizadas com menos esforço, melhorando a independência funcional permitindo viver mais anos de forma mais autónoma.

A prescrição de exercício de força deve ter em consideração a população a ser trabalhada. No caso dos idosos, a American College of Sports Medicine recomenda a realização de 8 a 10 exercícios envolvendo grandes agrupamentos musculares, onde cada exercício deve ser realizado entre 10 a 15 repetições.

O treino de força deve ser realizado com uma frequência semanal de no mínimo 2 vezes por semana, com no mínimo 48 horas de descanso entre as sessões de treino.

 

Comentários

pub