Igreja da Misericórdia de Évora recebe Ensemble Vocal All’Ottava

Concerto tem entrada livre

Foto: visitevora.net

A Santa Casa da Misericórdia de Évora e a Escola de Artes da Universidade de Évora promovem esta quarta-feira, dia 19, um concerto do Ensemble Vocal All’Ottava, que terá lugar na Igreja da Misericórdia de Évora, às 21 horas.

“Esta será a primeira de uma série de intervenções musicais naquele espaço, em parceria com aquela Escola, e após a sua reabertura, depois de realizadas as principais obras de reabilitação e restauro na nave da Igreja”, revela Francisco Lopes Figueira, provedor da Misericórdia de Évora.

O concerto do Ensemble Vocal All’Ottava tem entrada livre, sendo “aberto a toda a comunidade que poderá apreciar a beleza do interior da igreja, ao mesmo tempo que escuta as vozes ímpares deste grupo de jovens artistas”, acrescenta o provedor.

O Ensemble Vocal All’Ottava iniciou a sua atividade em Setembro de 2015, na cidade de Évora. Composto por oito elementos, estudantes e profissionais da área da música, o ensemble dedica-se a um repertório eclético, que se estende do erudito ao pop e jazz vocal.

Com presença marcada em iniciativas da sua cidade de origem, das atuações do Ensemble Vocal All’Ottava destacam-se concertos integrados nos “Ciclos de São Vicente”, nas temporadas de 2017 e 2018; “Eboríadas Musicais” no Teatro Garcia de Resende; concertos em várias instituições da cidade de Évora; estreia absoluta da obra “Não sei quantas almas tenho” (obra dedicada ao ensemble), do compositor Pedro Latas, antigo membro, no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica.

Em Maio de 2017, o Ensemble Vocal All’Ottava marcou presença no “Concerto de Primavera – II Encontro de Coros de Câmara da Golegã”, onde apresentou parte do seu programa “A Caixa de Pandora – Música para um mito”, que atravessa grande parte da História da música erudita.

O mesmo programa estreou-se, na íntegra, em Maio de 2017, no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica, integrado na iniciativa “Semana da Porta Aberta” e foi repetido em Guimarães, em Julho do mesmo ano, tendo obtido, em todas as ocasiões, uma receção entusiástica do público.

O Ensemble Vocal All’Ottava é um projeto de colegas e amigos e pretende ser um veículo de partilha de experiências musicais e do seu aperfeiçoamento artístico, a par com ideais de dinamização cultural, num contexto que privilegia a educação para a arte, através da versatilidade vocal.

Comentários

pub