IEFP certifica 48 profissionais através dos Centros Qualifica de Albufeira e Faro

Formação nas áreas de Eletricista de Instalações, Serralheiro Civil, Eletromecânico de Refrigeração e Climatização, Técnico Administrativo, Esteticismo, Cozinheiro e Agente em Geriatria

48 profissionais receberam, no passado dia 11, os seus diplomas, que certificam a formação recebida nos Centros Qualifica de Faro e de Albufeira do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro.

Foram entregues diplomas escolares de nível Básico, Secundário e Profissional nas saídas de Eletricista de Instalações, Serralheiro Civil, Eletromecânico de Refrigeração e Climatização, Técnico Administrativo, Esteticismo, Cozinheiro e Agente em Geriatria.

A cerimónia foi presidida por Madalena Feu, delegada regional do Algarve do IEFP, tendo tido ainda, na mesa de honra, as presenças da diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, Fátima Cortes, e da coordenadora do Centro Qualifica, Paula Marujo, que procedeu ao encerramento do evento.

A delegada regional do IEFP felicitou todos os candidatos presentes pela aposta no desenvolvimento no processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) e sublinhou que o empenho dos candidatos e equipa, traduzido nos resultados obtidos, constituem um motivo de orgulho para a instituição.

As entidades empregadoras, com trabalhadores presentes, como a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, representada pelo seu Provedor Júlio Pereira, deram o seu testemunho acerca do processo.

Também os formandos e formadores fizeram uma apreciação a este funcionamento que se salda, a seu ver, muito positivo e com evidente mais valia para a progressão profissional dos diplomados.

Depois da cerimónia de entrega de diplomas, a coordenadora do Centro Qualifica do Centro Emprego e Formação Profissional de Faro, Paula Marujo, tomou a palavra no encerramento da sessão, onde focou o empenho não só dos Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, como, também, dos formadores de nível escolar e nível profissional.

Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos, vocacionados para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos, assegurando ainda o reconhecimento, validação e certificação de competências escolares e/ou profissionais, tendo como premissa fundamental a valorização das aprendizagens que foram adquirindo ao longo da vida, em contextos formais e/ou informais.

Visam, portanto, dar continuidade ao percurso de qualificação escolar e/ou profissional para uma melhor integração ou progressão no mercado de trabalho, a partir das experiências e dos adquiridos ao longo do seu percurso de vida.

Os Centros Qualifica do IEFP funcionam junto dos Centros de Emprego e Formação Profissional. Além do IEFP, também algumas Escolas do Ensino Secundário e outras Entidades Formadoras possuem Centros desta natureza.

Comentários

pub