Hospitais de Portimão e Lagos testaram plano de emergência interno

Estiveram envolvidos a Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e PSP dos municípios de Portimão e Lagos

As unidades de Portimão e de Lagos do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) realizaram, nos dias 5 e 6 de Dezembro, simulacros de incêndio, para testar o Plano de Emergência Interno da instituição.

«Em ambos os exercícios, foi possível evidenciar a eficácia e operacionalidade do plano de Emergência interno, tanto ao nível da organização e resposta da instituição, como na articulação com as entidades externas de proteção civil e socorro», salienta o CHUA, em nota de imprensa.

Em Portimão, o cenário criado foi de um incêndio num serviço de internamento da unidade hospitalar. Foi simulada a evacuação de 10 doentes, sendo que nove foram mobilizados para local seguro no mesmo piso, e um encaminhado ao Serviço de Urgência. Foram ainda acionados os meios de socorro externos.

Na Unidade de Lagos, o local escolhido para o exercício foi a Unidade de Internamento do Serviço de Medicina Interna, tendo sido testada a evacuação de seis doentes, quatro em cadeira de rodas e dois em cama para a ala oposta do Serviço. Também em Lagos, o exercício implicou a mobilização dos meios de socorro externos.

 

Comentários

pub