Há uma rota pelos presépios para visitar no concelho de Albufeira

Até ao dia de Reis, 6 de Janeiro, as sugestões são todas elas especiais

Do Centro Educativo do Cerro d’Ouro ao Quartel dos Bombeiros Voluntários, passando pela Guia e Paderne, não faltam bons motivos para, nesta quadra festiva, fazer a rota dos Presépios, no concelho de Albufeira, em exposição até ao Dia de Reis.

Assim, no Cerro Educativo do Cerro D’Ouro, em Paderne, pode fazer o “Roteiro dos Presépios”: são 30 presépios realizados pelos formandos que frequentam as várias oficinas e pelos técnicos que lá trabalham, com recurso, na maioria, a materiais da natureza.

Ainda em Paderne, o Presépio de Natal dos Escuteiros locais tem em destaque o que foi a “lapinha de Belém” e não faltam os encantos das searinhas algarvias. Está em frente à Igreja Matriz de Paderne, com um horário de visita das 10h00 às 21h00.

A magia do presépio da Guia, constituído por 33 figuras em tamanho real, distribuídas entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz, transporta-nos a uma viagem no tempo e a iluminação natalícia faz do centro da freguesia um lugar encantador.

Uma exposição de presépios na Galeria João Bailote, da autoria do escultor albufeirense Joaquim Pargana, é a proposta deste espaço cultural até ao dia 5 de Janeiro. Intitula-se “Luz de Natal” e compreende 40 peças, numa mostra que prova a riqueza do trabalho e a multiplicidade artística deste artista. Pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 12:30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados.

O Presépio da Biblioteca Municipal Lídia Jorge é algo que não deve perder. Foi elaborado pelas crianças, adolescentes e jovens da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Albufeira, que são utentes habituais da leitura. Um presépio que recria sonhos e tradição.

Por fim, o Presépio de Natal dos Bombeiros Voluntários de Albufeira com o tema “Nascimento de Jesus e a Magia da Água”. Para ver até dia 8 de Janeiro das 9h00 às 23h00, no Quartel dos Bombeiros de Albufeira. Este ano além do presépio no Quartel poderá também visitar mais dois presépios situados no Albufeira Shopping e no Algarve Shopping na Guia.

 

Comentários

pub