Fernando Correia apresentou novo livro no aniversário da Biblioteca de Albufeira

Ferreiras vai ter um polo da Biblioteca

Fernando Correia apresentou o seu novo livro “São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas”, esta segunda-feira, 17 de Dezembro, no âmbito do aniversário da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. 

A obra relata «casos reais de violência doméstica, narrados com coragem, na esperança de lhes pôr um fim», diz a Câmara de Albufeira.

O autor contou parte da história da sua vida, num ambiente intimista, em que fez questão de sensibilizar todos para a importância de cada um dar o seu contributo para mudar o mundo à sua volta. «Tenho escrito livros de causas, de sofrimento, de verdade, com o objetivo de passar uma mensagem de amor e de coragem. Desde que o ser humano queira, tudo é possível», garantiu Fernando Correia.

Durante a apresentação do livro “São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas”, a diretora da Segurança Social de Faro referiu que «o livro contribui para a mudança. Ao escolher este livro para assinalar o aniversário da sua biblioteca, o Município de Albufeira mostra uma preocupação social sobre o tema, que é tão feio (a violência), mas que é tão importante para o nosso futuro. E, acima de tudo, dá um sinal que não queremos ser cúmplices em mais mortes. Queremos assegurar a defesa dos direitos humanos», destacou Margarida Flores, em representação da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro.

As comemorações do 14º aniversário da Biblioteca Municipal que, em 2009, passou a designar-se Lídia Jorge, em homenagem à escritora algarvia, também serviram para relevar uma futura obra no panorama cultural, a cargo do Município.

«Quero agradecer o papel dos técnicos e colaboradores deste espaço cultural que ao longo destes 14 anos têm contribuído para que a nossa Biblioteca seja um sucesso a nível regional. Vamos, por isso, criar um polo na freguesia de Ferreiras, cujo contrato deverá estar assinado até ao final do ano», disse Ana Pífaro, vice-presidente da Câmara de Albufeira.

Já o presidente da Assembleia Municipal afirmou que «esta é uma forma real e transparente de elogiar aquilo que deve ser a cultura: não ter medo das palavras, não ter medo de provocar sentimentos nos outros, não ter medo da verdade. Porque a Biblioteca Municipal também serve para isso», salientou Paulo Freitas.

O aniversário terminou em festa, com o corte do bolo ao som dos “Parabéns a você” e de um brinde a mais um ano de sucesso deste espaço cultural.

Volvidos 14 anos, a Biblioteca Municipal conta com cerca de 12 mil utilizadores, 100 visitas diárias e 45.400 livros.

«Esta é uma casa onde se procura e onde se conquista o saber. Um espaço da comunidade e para a comunidade», salientou o presidente da Câmara José Carlos Rolo que destacou também o importante papel do livro na transmissão de conhecimento.

«Escolhemos assinalar o 14º aniversário da biblioteca com a apresentação de um livro, que relata um problema social, um tema tabu, que necessita de ser divulgado e debatido para que todos ganhemos consciência da problemática e possamos agir em consonância», concluiu.

Comentários

pub