Faro vai criar um Balcão de Inclusão

Novo serviço vai prestar apoio especializado a pessoas com deficiência ou incapacidade

Foto de arquivo

Faro vai passar a ter um Balcão de Inclusão, para prestar atendimento especializado a pessoas com deficiência ou incapacidade. O protocolo de colaboração entre a Câmara de Faro e o Instituto Nacional para a Reabilitação, entidades que vão promover a criação desta valência na capital algarvia, foi aprovado na reunião de Câmara de 17 de Dezembro.

Segundo explica a autarquia, «a criação deste balcão vai permitir a reunião de toda a informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes, nomeadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos e apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, entre outros».

Para a Câmara de Faro, este balcão vai tornar-se no «principal recurso no apoio e procura das soluções mais adequadas a cada situação concreta de munícipes com deficiência e/ou incapacidade».

A autarquia farense considera que «o acesso à informação constitui-se como uma condição basilar para o pleno exercício de cidadania, pois só desta forma poderão estes cidadãos assumir os seus direitos e deveres cívicos reconhecidos a qualquer cidadão num Estado de Direito».

Com este protocolo, o Município de Faro pretende «aumentar significativamente a quantidade e a qualidade da informação destinada aos munícipes com deficiência e/ou incapacidade».

«Esta é uma iniciativa que visa essencialmente promover a defesa dos seus direitos através da prestação de serviços em parceria com as entidades competentes da administração central, reforçando assim as respostas sociais já implementadas pela autarquia», conclui a Câmara de Faro.

Comentários

pub