Faro restaura estátua de D. Afonso III

A estátua «reclamava por restauro desde há algum tempo»

A Câmara de Faro está a restaurar a estátua de D. Afonso III, instalada no largo com o mesmo nome, junto ao Museu Municipal, na Vila-Adentro da capital algarvia.

Este é, segundo a autarquia, «uma das esculturas mais conhecidas da cidade e que reclamava por restauro desde há algum tempo».

O monumento foi construído em 1954, altura em que «o Governo decidiu oferecer a cada capital de região uma estátua de uma figura histórica associada à memória desse local».

«A decisão cabia às autarquias e entidades locais, ficando a escolha em D. Afonso III, apesar de outros nomes terem sido apresentados. Convém não esquecer que se tratava do nome associado à conquista definitiva do território algarvio e à campanha vitoriosa em Faro com a ajuda da Ordem de Santiago, liderada pelo carismático Paio Peres Correia», enquadrou a Câmara de Faro.

Desde então, a representação do quinto rei de Portugal, uma estátua «com mais de 2 metros de altura, assente numa base em cantaria e um pedestal ligeiramente tronco-piramidal», domina este largo, um ponto central da Cidade Velha de Faro.

«Com mais este restauro, levado a cabo pela equipa de conservação do Museu Municipal de Faro, já reconhecida com uma das melhores do Pais, dá-se seguimento à estratégia de restauro e valorização do património histórico do nosso concelho», concluiu a autarquia.

Comentários

pub