Está a decorrer uma consulta pública sobre partilha de dados entre empresas

Consulta pública decorre no âmbito das atividades da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas cofinanciado pela Comissão Europeia

Está a decorrer, até 28 de Dezembro, uma consulta pública sobre os princípios e orientações em matéria de partilha de dados entre empresas. 

Esta consulta pública decorre no âmbito das atividades da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas cofinanciado pela Comissão Europeia.

«A iniciativa Mercado Único Digital visa melhorar a disponibilidade de dados na economia: os dados detidos pelo setor público (“informações do setor público”), os dados resultantes da investigação científica financiada por fundos públicos, mas também os dados detidos pelas empresas», diz a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Uma maior disponibilidade de dados poderia ser benéfica para as pequenas e médias empresas «que, geralmente, não têm, por si só, meios suficientes para proceder à recolha de dados».

«Simultaneamente, o advento de dispositivos “inteligentes” ligados à Internet (“Internet das Coisas”) coloca novos desafios em termos de confidencialidade comercial, concorrência e atribuição de justo valor».

«O objetivo desta consulta visa avaliar se os princípios e orientações em matéria de partilha de dados são suficientes para manter os mercados justos e abertos de forma que, quando for necessário, a Comissão possa tomar medidas adequadas».

Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar a Enterprise Europe Network-CCDR Algarve, através do telefone 289 895 270 ou e-mail [email protected].

Comentários

pub