Concelho de Faro passa a ter cobertura total de médicos de família

O concelho de Faro vai ter a partir desta semana uma cobertura de 100% da população com médico de família […]

O concelho de Faro vai ter a partir desta semana uma cobertura de 100% da população com médico de família atribuído, anunciou, este sábado, 1 de Dezembro, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, na cerimónia de inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Golfinho. 

A USF, instalada no Centro de Saúde de Faro, foi inaugurada com a presença de Marta Temido, ministra da Saúde. Na sua intervenção, Paulo Morgado disse que a abertura da nova Unidade de Saúde Familiar «representa um momento especial para todos nós».

É que «Faro vai ser o primeiro concelho do Algarve – e, provavelmente, um dos primeiros do país – a ter a cobertura total, ou seja: 100% da população com médico de família atribuído. Isso significa que os cidadãos de Faro vão ficar mais bem seguidos, mais bem tratados e acompanhados com cuidados de saúde de qualidade e cada vez mais próximos», disse.

No mesmo âmbito, Marta Temido, enaltecendo o empenho e a dedicação de todos os profissionais da equipa da USF Golfinho, sublinhou o papel que estas unidades assumem no reforço da prestação de cuidados de saúde de proximidade e no aumento da confiança dos cidadãos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

«As USF são uma mais-valia para a população, representam mais do que uma transação de um ato médico, são muito mais do que isso. Nas USF encontramos uma abordagem de saúde que é feita por médicos, por enfermeiros, por secretários clínicos e por uma equipa de cuidados de saúde primários que queremos que, cada vez mais, garanta um conjunto de apoios de vários níveis, desde a saúde oral, a saúde visual, da psicologia, da nutrição», defendeu.

A ministra da Saúde assegurou ainda que os cuidados de saúde primários são uma das prioridades deste Governo, sendo que «o desafio a que nos propomos é de garantir a cobertura de médico de família a todos os portugueses» e «aquilo que estamos a fazer hoje com a abertura da USF Golfinho é aproximarmo-nos da meta que pretendemos alcançar».

A terminar, a governante aproveitou o momento para prestar uma homenagem a Manuel Santos Serra, médico e antigo diretor do Centro de Saúde de Albufeira durante 22 anos, falecido esta semana.

«Foi um homem notável sob o ponto de vista da sua intervenção cívica e social e do seu trabalho médico, destacando-se como humanista, defensor da liberdade e da democracia. Por isso, consultando o presidente da ARS Algarve e o presidente da Câmara de Albufeira, é nossa intenção que o Centro de Saúde de Albufeira passe a chamar-se Centro de Saúde Dr. Manuel Santos Serra. É uma homenagem que entendemos ser justa. Muito em breve, faremos uma cerimónia alusiva ao trabalho deste notável médico», anunciou.

A cerimónia de inauguração da USF Golfinho contou com a presença de Adriano Guerra, vereador da Câmara de Faro, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Leonor Bota, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Barlavento, bem como de deputados da Assembleia da República eleitos pelo circulo do Algarve, membros das Juntas de Freguesia do concelho de Faro, coordenadores e profissionais de saúde das diversas unidades dos três ACeS da região e representantes de diversas entidades regionais e locais.

Com a entrada em funcionamento da USF Golfinho, encontram-se neste momento em atividade 16 Unidades de Saúde Familiar na Região do Algarve (3 no ACeS Barlavento, 9 no ACeS Central e 4 no ACeS Sotavento). Destas, oito são em Modelo B e 8 em Modelo A.

Comentários

pub