CCDR Algarve convida a provar tradições de Natal para promover Dieta Mediterrânica

Aprender a fazer e degustar, num evento aberto à família, com inscrição gratuita mas obrigatória

Presépio tradicional algarvio – foto de arquivo

Uma experiência gastronómica de Natal, apresentando sabores típicos desta época festiva através da elaboração de doces e da degustação de salgados, doces e bebidas, é o evento que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) promove na sua sede, em Faro, no dia 18 de Dezembro, no âmbito da exposição da Dieta Mediterrânica.

Este evento terá assim lugar na próxima terça-feira, a partir das 16 horas, na sala de exposições da CCDR Algarve, devendo os interessados proceder à sua inscrição prévia.

A iniciativa integra um atelier de decoração, onde os participantes podem desenhar em arroz doce, queimar leite de creme, fazer estrelas de figo e até construir uma árvore de Natal original, com algumas surpresas e participações especiais.

Além disso, poderão provar estes e outros mimos preparados para a família, uma vez que os mais pequenos têm um atelier de decoração de bolachas de Natal.

No âmbito do programa Xmas Xchange, desenvolvido pelo centro informação Europe Direct na CCDR Algarve, haverá também uma mostra de tradições de Natal doutros países, designadamente da Turquia, Itália e Roménia. Serão disponibilizadas todas as receitas para os participantes poderem mais tarde recordar e experimentar em casa.

O Natal é considerado uma das maiores festividades cíclicas da Dieta Mediterrânica, inscrita na listagem oficial do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, sendo Tavira a comunidade representativa de Portugal.

Integrada no encerramento das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural no Algarve, a exposição itinerante “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade” encontra-se na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro, até ao dia 28 de Dezembro.

Esta mostra foi elaborada pelo Município de Tavira e integra vídeos, jogos interativos e um painel de aromas, e tem como principal objetivo a promoção e a divulgação da Dieta Mediterrânica, nas suas diferentes vertentes, para todos os grupos etários.

Ambas as iniciativas são cofinanciadas pelo Programa Operacional Regional ALGARVE 2020, no âmbito do projeto “O Algarve na Dieta Mediterrânica”, apresentado pela CCDR Algarve.

Comentários

pub