Câmara de Lagoa e empresários juntam-se para combater o abandono escolar

«Este projeto consolida a estratégia de Lagoa como Cidade Educadora»

O Município de Lagoa e a Associação de Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) assinaram, no passado dia 28 de Novembro, um protocolo com um conjunto de parceiros educativos comerciais com o objetivo de motivar os jovens para a conclusão da escolaridade obrigatória.

Este projeto de mediação escolar desenvolvido em parceria com a EPIS e com o apoio de empresas que operam no concelho (Delta cafés, Glamour Hotels, Intermarché Lagoa-Carvoeiro, Golf Gramacho – Grupo Pestana, Regulconcrete, Slide & Splash e Títulos d’ Água) «dirige-se a adolescentes em risco de abandono escolar, envolvendo as suas famílias, pessoal docente, não docente e comunidade», explica a Câmara de Lagoa.

A intervenção surge no 3º ciclo e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e no 2º e 3º Ciclos do Agrupamento de Escolas Rio Arade e consiste numa abordagem assente na investigação e com resultados comprovados pela EPIS noutros estabelecimentos de ensino do país.

Diogo Pereira e Andreia Ferreira, diretor geral da EPIS e diretora do programa, respetivamente, explicaram que o projeto coloca em prática o uso de metodologias que contribuem para o desenvolvimento de competências como a motivação, a disciplina, a tenacidade, a autoestima, o autocontrolo e a confiança, ferramentas essenciais para o sucesso na vida.

«Este projeto consolida a estratégia de Lagoa como Cidade Educadora, preocupada e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e preparada para o futuro», diz a Câmara Municipal.

Para que este projeto se tornasse uma realidade, o Município de Lagoa «contratou duas mediadoras escolares que, durante três anos, irão acompanhar individualmente os estudantes em situação de risco de abandono escolar, reforçando assim a sua motivação e contribuindo para a sua integração, realização e felicidade».

Luís Encarnação, vice-presidente da Câmara de Lagoa, referiu, na altura, que «este projeto é uma ferramenta fundamental para a criação de jovens mais qualificados, mais motivados e com maior nível de conhecimentos, precavendo a sua saída do concelho para a integração no respetivo mercado de trabalho».

O autarca «agradeceu, por isso, a contribuição das empresas, no apoio financeiro ao projeto, bem como no seu papel enquanto futuros parceiros recetores de estágio».

Para além de Luís Encarnação, estiveram presentes Joaquim Pereira e os diretores dos Agrupamentos de Escolas Padre António Martins de Oliveira e Rio Arade Eduardo Luís e Luís Varela, respetivamente.

Comentários

pub