“Bilhete Suspenso” abre as portas do Teatro das Figuras a crianças desfavorecidas

“Bilhetes Suspensos” estão à venda até 6 de Janeiro, Dia de Reis, por 5 euros

Levar crianças desfavorecidas ao teatro é o objetivo da iniciativa “Bilhete Suspenso”, promovida pela Rádio Zig-Zag, do grupo RTP, que também passa pelo Teatro das Figuras, em Faro. Por 5 euros, pode comprar-se um ingresso para o espetáculo “As Aventuras do Príncipe Achmed” e esse bilhete será depois dado a crianças que vivem em instituições.

Gil Silva, diretor delegado do Teatro das Figuras, explicou ao Sul Informação como funciona a iniciativa. Até dia 6 de Janeiro, «quem quiser pode adquirir um bilhete que será dado a outras crianças, de instituições, que não têm a possibilidade de vir ao teatro».

“As Aventuras do Príncipe Achmed” é um filme-concerto, para crianças, que se baseia em obras fundamentais da literatura árabe, como “As Mil e Uma Noites”. A exibição no Teatro das Figuras está marcada para o dia 20 de Fevereiro, às 10h30 e às 18h30.

A ideia deste “Bilhete Suspenso” é, de certa forma, democratizar a cultura, porque há crianças que gostariam de ir ao teatro, mas não têm essa possibilidade, porque não podem pagar o preço do bilhete.

Aos microfones da Antena 1, Iolanda Ferreira, diretora da Rádio Zig Zag, disse que «mais do que uma ação de solidariedade, esta quer ser uma ação de empatia» feita «de crianças para crianças».

Gil Silva

O “Bilhete Suspenso” não é uma iniciativa pioneira (já acontece, por exemplo, no Teatro São Luiz, em Lisboa) e teve origem no “Café Suspenso”, uma prática que nasceu em Nápoles e em que, quem quisesse, pagava o café a um cliente que viesse a seguir e não o pudesse pagar.

No Teatro das Figuras, a iniciativa, de carácter solidário, é para manter. «Vamos ter mais “Bilhetes Suspensos” ao longo do ano. O mote da nossa programação será a intervenção social e, até por isso, vamos ter mais espetáculos com esta iniciativa», garantiu Gil Silva ao Sul Informação.

A expetativa tanto para esse futuro, como para agora, com a primeira edição deste “Bilhete Suspenso”, é que haja «muitas pessoas a aderir» no Teatro das Figuras, nomeadamente crianças mais favorecidas e seus pais, que queiram oferecer esta prenda de Natal a outras crianças.

Por isso, já sabe: até 6 de Janeiro, pode comprar, por 5 euros, um “Bilhete Suspenso” e assim abrir as portas do teatro a mais espectadores muito jovens.

Comentários

pub