Amigos da Cortelha recriam a matança do porco em passeio pela Serra

Participantes poderão assistir «uma encenação das habituais tarefas que neste dia são desempenhadas pelos homens e mulheres serranos»

A associação dos Amigos da Cortelha vão promover um passeio em que recriará a matança do porco, uma tradição serrana desta época do ano, no dia 13 de Janeiro, às 9h30, nesta aldeia do concelho de Loulé.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a «uma encenação das habituais tarefas que neste dia são desempenhadas pelos homens e mulheres serranos», além de desfrutarem das paisagens da Serra do Caldeirão, segundo os Amigos da Cortelha.

Quem se fizer ao caminho com os Amigos da Cortelha poderá «observar algumas das rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes da serra algarvia e no final são todos prendados com um pequeno repasto de iguarias associadas à matança do porco».

A associação realiza, desta forma, «mais um passeio com as tradições serranas por vezes desconhecidas de outros locais mais a litoral».

O percurso a percorrer tem aproximadamente 11 quilómetros. Apesar do passeio em si começar às 9h30, será necessário que os participantes confirmem a sua inscrição a partir das 8h30.

A organização prestará também um apoio constante aos participantes, com a distribuição de águas, fruta e bolos. Após os participantes degustarem o lanche serrano, poderão passear-se pelo Mercadinho Serrano que se realiza no Largo da Associação.

Esta actividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

Comentários

pub