Serviço de Pediatria do CHUA debate “Novas Realidades no Cuidar”

Evento vai contar com a presença de «conceituados especialistas na área»

Créditos: Depositphotos

“Novas Realidades no Cuidar” é o tema que vai estar em destaque nas XIV Jornadas do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que decorrem nos próximos dias 29 e 30 de Novembro no Auditório Verde da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas (Faro).

«Com um programa técnico-científico bastante diversificado e contando com a presença de conceituados especialistas na área pediátrica, esta edição das jornadas do Serviço de Pediatria têm como objetivo proporcionar uma abordagem multidisciplinar relativamente a alguns dos principais temas que marcam a atualidade nesta especialidade», explica o CHUA.

Dando especial importância à componente prática, a organização contemplou no programa, logo no dia 29, o curso “ABCDE da criança gravemente doente”, muito vocacionado para a abordagem a situações criticas e onde os participantes terão oportunidade de testar várias técnicas de abordagem nos mais diversos cenários de simulação apresentados na formação.

Além da componente mais prática, ao longo dos dois dias de jornadas serão várias as temáticas em debate nas mesas redondas, tais como: “O doente crónico no ambulatório”, “Hospital de Dia de Pediatria”, “Multidisciplinaridade na prática clínica”, “Triagem de Manchester”, “Falsas urgências”, “Controlo da Dor”, “Queimaduras”, “Meningoencefalite”. “Convulsões” ou a “Dor torácica”, entre outros temas.

O programa contempla ainda um espaço reservado à apresentação de comunicações livres, bem como a duas conferências, uma sobre “Cuidados Paliativos Pediátricos” e outra relativa à “Adolescência”.

Particularmente dirigido a médicos especialistas e internos de pediatria, médicos de medicina geral e familiar, enfermeiros, alunos e profissionais de saúde com especial interesse na atividade pediátrica, o evento é também aberto à participação de outros interessados nos temas a debate.

A organização da edição deste ano está a cargo da Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro e conta com o apoio científico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Para se inscrever, clique aqui.  Já o programa completo pode ser consultado aqui.

Comentários

pub