São Brás de Alportel entrega Prémios Juventude este sábado

As votações ainda estão abertas

Os vencedores dos Prémios Juventude São Brás de Alportel vão ser conhecidos este sábado, 24 de Novembro, às 21h30, numa gala a realizar no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia. 

Esta é uma iniciativa bienal, organizada pelo Município de São Brás de Alportel desde 2004, que visa distinguir os jovens do concelho.

A gala de entrega dos Prémios Juventude 2018 é o culminar de um processo que envolve toda a comunidade são-brasense a quem coube numa primeira fase, durante o mês de Outubro, sugerir jovens ou grupos de jovens que, pelo seu mérito e talento, devem ser merecedores de reconhecimento e distinção. Após esta fase, coube a uma comissão organizadora, composta por representantes da autarquia, das associações locais, do agrupamento de escolas e da comunicação social local selecionar as sugestões recolhidas e definir os nomeados, no máximo de três por categoria temática e dez para a categoria de Prémio Juventude Município.

Ultrapassada esta etapa, o processo foi novamente colocado nas mãos da comunidade são-brasense que tem tempo, até ao final da tarde desta sexta-feira, 23 de Novembro, para votar e desta forma decidir quais os premiados, de entre os nomeados a concurso.

Este ano, estão nomeados para a categoria das “Artes” os jovens André Nunes (na fotografia), Beatriz Prazeres (na dança) e João Barriga (na moda). Para a categoria “Carreira” estão nomeados Adriana Cavaco, diretora do curso da Área Departamental de Ortoprotesia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, e João Soares, da organização da Web Summit.

David Ferreira, vice-presidente e presidente da Direção da Associação de Estudantes da Escola Secundária José Belchior Viegas entre 2015 e 2018, e Pedro Ornelas, presidente da Associação Académica do Algarve, estão nomeados para a categoria “Cidadania”.

Na área da Ciência e Investigação estão nomeadas Lucianna Russel, mestre e investigadora em Medicina Dentária Dentária Forense, Joana Silva, mestre e investigadora em Psicologia Forense, e Lúcia Santos, mestre em Ciências Biomédicas e investigadora na área da Fibrose Quística.

O atleta de BTT – Downhill Guilherme Jesus e as atletas Lara Martins e Sofia Marques estão nomeadas para a categoria “Desporto”. Na área da formação desportiva concorrem ao prémio Dinis Cruz, treinador de guarda-redes nos sub-14 do Benfica, João Romeira, treinador de ténis, e Vasco Ventura, treinador de futebol dos juniores do Farense.

O fundador da Barbearia Brizzi André Guerreiro, os fundadores da Forge it (área da tecnologia) Luís Sousa e Ricardo Alves e a fundadora da empresa “Produtos da nossa Horta”, na área da agricultura, Sílvia Guerreiro são os nomeados para a categoria “Empreendedorismo”.

Na categoria “Música” estão nomeados os jovens André Guerreiro, mais conhecido na cena musical como Kristóman, a intérprete e vocalista em várias bandas musicais Inês Graça e o guitarrista e formador de guitarra Paulo Sousa.

Para a categoria “Música – Revelação” estão nomeados os jovens músicos: David Brito, David Mendonça e Inês Sousa.

Nuno Teixeira, voluntário dedicado na defesa dos animais abandonados, e Ricardo Peres, voluntário e missionário, estão nomeados para a categoria “Solidariedade”.

No sábado também serão distinguidos os dois melhores alunos finalistas do ensino secundário de São Brás de Alportel nos anos letivos 2016/17 e 2017/18, Lúcia Nunes e David Ferreira, respetivamente, e serão atribuídos nove Prémios Juventude Município aos jovens Bruno Gomes e Jorge Loureiro, ao projeto “DIGI 3D – uma solução para a deficiência motora”, às equipas de futsal masculina da Casa do Benfica de São Brás de Alportel e feminina do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, ao Núcleo de São Brás de Alportel dos Jovens Sem Fronteiros, ao grupo musical “Young Melody”, ao Grupo de Jogos Tabuleiro de São Brás de Alportel e à Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Os Prémios Juventude de São Brás de Alportel são uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com a colaboração da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, das associações locais que desenvolvem trabalho junto dos jovens do concelho, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, dos órgãos de comunicação locais e de um conjunto de entidades regionais.

Comentários

pub