Professor António Covas lança livro “O sexto continente e a nação-Internet”

Metáfora nação-Internet

António Covas, professor catedrático da Universidade do Algarve e colunista semanal do Sul Informação, acaba de lançar um novo livro chamado “O sexto continente e a nação-Internet”.

Partindo desta metáfora nação-Internet, o autor aborda «um tema de importância crucial para o nosso futuro: a cultura digital e as relações complexas entre a tecnologia e a humanidade», lê-se na sinopse.

«A nação-Internet, que cresce como uma espécie de sexto continente, emerge de uma forma impressiva e impõe-se no nosso quotidiano. Como uma imensa nuvem virtual paira sobre o mundo físico dos restantes continentes. É difícil prever como estes dois universos, físico e virtual, irão coabitar e interagir no próximo futuro».

«Temos apenas sinais para podermos afirmar que nada ficará como dantes, até mesmo a evolução da nossa própria espécie que, em, virtude da crescente hibridação homem-máquina, caminha em direção à imortalidade, seja lá o que isso for. Os textos presentes neste livro são pequenas luzes bruxuleantes no horizonte expansivo do sexto continente e visam criar um pequeno embrião de pensamento crítico reflexivo sobre tão importante assunto», conclui.

O livro é da Edições Sílabo. Pode ler uma parte da obra, aqui. 

Comentários

pub