PCP não desiste de saber quais as obras previstas nas escolas do Algarve

PCP já tinha requerido a lista há um ano, em relação ao ano de 2018, e volta agora à carga, por não ter obtido resposta do Governo

Escola em obras – Imagem de Arquivo

O PCP voltou a pedir ao Governo uma lista dos investimentos que o Governo prevê fazer nas escolas algarvias do ensino público, em 2019, bem como os realizados ou a realizar até final do ano.

Os comunistas vêm pedindo, desde da discussão do anterior Orçamento de Estado, que o Ministério da Educação discrimine quais as obras de manutenção ou requalificação de estabelecimentos algarvios que estão na calha, mas, até agora, ainda não conseguiu saber o que será feito.

Esta será, de resto, a terceira vez que a lista em causa é solicitada ao Governo. Numa primeira ocasião, e na sequência de uma pergunta endereçada pelo deputado eleito pelo Algarve Paulos Sá ao ministro da Educação, durante o debate da especialidade do OE de 2018, a resposta obtida foi «muito genérica, não identificando essas obras».

«Perante essa não resposta, o Grupo Parlamentar do PCP endereçou ao ministro da Educação um requerimento escrito, onde se solicitava a lista de todas as obras de manutenção ou requalificação a realizar nas escolas públicas do Algarve, em 2018, com a indicação das escolas intervencionadas, tipo de intervenção, custo e datas previsíveis de início e de conclusão dessas intervenções», recordou o PCP.

Mas, passado um ano, «o Ministério da Educação ainda não respondeu a esse requerimento, apesar de, legalmente, o prazo máximo de resposta ser de 30 dias».

Os comunistas voltaram à carga na sexta-feira, na audição ao ministro, no debate da especialidade do OE 2019. «Na sua resposta, o Ministro da Educação enunciou apenas algumas obras previstas em escolas da região algarvia (e de outras regiões do país), mas não entregou uma listagem completa, como havia sido solicitado pelo PCP».

Mais uma vez insatisfeito com a resposta obtida, o PCP já dirigiu um requirimento à tutela a pedir as lista de todas as obras de manutenção ou requalificação nas escolas algarvias realizadas ou ainda a realizar em 2018 e previstas para 2019, novamente «com indicação das escolas intervencionadas, tipo de intervenção, custo, datas de início e de conclusão dessas intervenções».

Comentários

pub