Órgão, vozes masculinas e até escritora de renome deram concerto na Igreja de Boliqueime

O organista Sérgio Silva e o Ensemble Vocal Introitus foram protagonistas de um concerto diferente

 

Foi um concerto de órgão diferente, porque até teve a escritora Lídia Jorge a percorrer os locais das diversas imagens e proclamar as orações que antecediam o texto musical. Mas o concerto de sexta-feira à noite, do Festival de Órgão do Algarve, na Igreja Matriz de Boliqueime, teve como protagonistas Sérgio Silva e o Ensemble Vocal Introitus (oito vozes masculinas).

Em Boliqueime, foi apresentado um itinerário vocal que tinha por base de inspiração o património artístico da própria igreja, num concerto onde património, música e devoção se complementaram de uma forma harmoniosa e intensa.

Guilherme d’Oliveira Martins, coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural 2018, associou-se também a este concerto, com a elaboração de um enquadramento histórico.

No sábado, o organista Sérgio Silva e o Ensemble Vocal Introitus voltaram a ser os elementos principais do concerto na Sé de Faro, onde foi apresentado um programa distinto, de invocação Mariana, partindo do hino vespertino Ave Maris Stella (Salve, Estrela do Mar).

Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa. Teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional e, como concertista, tem atuado em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Macau. É organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).

O Ensemble Vocal Introitus é um octeto de vozes masculinas constituído por tenores, barítonos e baixos provenientes do Coro Gulbenkian e do Coro Gregoriano de Lisboa. Tem percorrido todo o país, realizando numerosos concertos. A Direção Musical está a cargo de Manuel Líbano Monteiro desde a sua fundação.

Os próximos concertos do Festival de Órgão apresentarão o conceituado músico, investigador e professor espanhol Andrés Cea Galán, na Igreja de Santiago, em Tavira, a 23 de Novembro (sexta-feira), e na Igreja da Sé, em Faro, a 24 (sábado).

Os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2018 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

 

Fotos: Pablo Sabater | Sul Informação

Programa executado na Igreja Matriz de Boliqueime, 16 de Novembro:

Dietrich Buxtehude (1637-1707): Toccata em Sol maior, BuxWV 164 – órgão solo
Felix Mendelssohn (1809-1847): Beati Mortui
M. Rodrigues Coelho (c.1555-c.1635) / Ave Maris Stella – Canto Gregoriano: Versos sobre os passos do canto chão de Ave Maris Stella
John Dunstable (ca.1385-1453): Sancta Maria
Girolamo Frescobaldi (1583-1643): Canzon dopo l’Epistola (Messa delli Apostoli) – órgão solo
Canto Gregoriano: O Doctor Optime
Sebastian Aguilera de Heredia (1561-1627): Tiento de 4º tono de falsas – órgão solo
Tradicional da Sardenha: Stabat Mater
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Fuga sobre Jesus Christus, unser Heiland, BWV 689 – órgão solo
Canto Gregoriano (de um Missal do acervo da igreja de Boliqueime): Ecce Lignum
Tomás Luis de Victoria (ca. 1548 – 1611): O vos omnes
Johann Pachelbel (1653-1706): Toccata e Fuga em Sib maior – órgão solo
Pe. Manuel Luís, harm. (1926-1981): José embala o menino
Anónimo (séc. XVII): Sã Qui Turo Zente Pleta
Francisco Correa de Arauxo (1584-1654): Tres glosas sobre el canto llano de la Immaculada Concepcion – órgão solo
Tomás Luis de Victoria (ca.1548-1611): Ave Maria
Manuel Faria (1916-1983): Hino da Coroação de Nossa Senhora

 

Programa executado na Igreja da Sé (Faro), 17 de Novembro:

M. Rodrigues Coelho (c.1555-c.1635)/Canto Gregoriano: Versos sobre os passos do canto chão de Ave Maris Stella / Ave Maris Stella
Pedro de Araújo (fl.1663-1705): Obra de 1º tom sobre a Salve Regina – órgão solo
Processional Tropário de Alcobaça: Lumen ad Revelationem
Tomas Luis de Victoria (1548-1611): Ave Maria
António Carreira (c.1530-c.1694): Tento do 6º tom – órgão solo
Canto Gregoriano – Antiphona ad introitum: Gaudeamus omnes Domino
Processional Tropário de Alcobaça: Kyrie
Jeronimo Latorre (1607-1673) – Gloria de dominical: Nueve versos de 2º tono
Canto Gregoriano – Graduale: Diffusa est gratia; Alleluia: Vr.Diffusa
Pedro de Araújo (fl.1663-1705): Tento do 2º tom – órgão solo
Processional Tropário de Alcobaça: Sanctus
Francisco Correa de Arauxo (1584-1654): Tiento de medio registro de dos tiples de septimo tono – órgão solo
Worcester Fragments (séc. XIII-XIV) – Communio: Beata Viscera Mariæ Virginis
Fernão Gomes Correia (séc. XV-XVI): Ite Missa est
António Correa Braga (séc. XVII): Batalha de 6º tom – órgão solo
D. Pedro de Cristo (1545/1550-1618): Regina Coeli

 

Programa a executar na Igreja de Santiago (Tavira), 23 de Novembro:

Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonata en re menor K 92; Sonata en si menor K 87
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Praeludium a moll BWV 895/1
Johann Gottfried Walther (1684-1748): Was mein Gott will, das gescheh allzeit
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Fugue a moll BWV 895/1
Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonata en la mayor K 208; Sonata en la mayor K 343
José Lidón (1748-1827): Cantabile al alzar de la misa
Carlos Seixas (1704-1742): Sonata en fa mayor; Sonata en sol menor (Andante-Minuete)

 

Programa a executar na Igreja da Sé (Faro), 24 de Novembro:

Heinrich Scheidemann (1595-1663): Praeambulum in d “O Gott, wir danken deiner Güt”
Dietrich Buxtehude (1637-1707): Canzonetta in d BuxWV 168
Jan Pieterzoon Sweelinck (1562-1621): Echo fantasia
William Byrd (1543-1623): Galliarde for the victorie
Manoel Rodrigues Coelho (ca. 1565-post 1633): Tento do quarto tom natural
Pedro de Araujo (segunda mitad del siglo XVII): [Obra] de 2º tom [Susana un jour]
Pablo Bruna (1611-1679): Medio registro alto de clarim; Tiento de falsas de segundo tono

Comentários

pub