Olhão investe 2,2 milhões na melhoria do sistema de esgotos Nascente do concelho

Serão melhorados os sistemas que servem Quelfes, Bias e Moncarapacho

A Câmara de Olhão vai investir cerca de 2,2 milhões de euros nos sistema de interceção de águas residuais, vulgo esgotos, da zona Nascente do concelho de Olhão.

Esta obra, cujo contrato foi assinado esta quarta-feira, «visa a ampliação da rede de drenagem de águas residuais em diversas áreas do concelho, nas freguesias de Quelfes e União de Freguesias de Moncarapacho-Fuseta, mais concretamente nas zonas situadas ao longo na EN 398, Sítio da Igreja e faixas a sul e a norte da EN 125 entre Olhão e Fuseta», segundo a Câmara de Olhão.

Este investimento «permitirá aumentar a população servida por sistema de drenagem e tratamento, sendo as redes a construir interligadas aos intercetores do sistema em alta».

Esta é, para o presidente da Câmara de Olhão António Pina, uma obra que se reveste «de grande importância em termos ambientais, pois irá promover a desativação de um número elevado de sistemas individuais tipo fossa sética», em zonas sensíveis de aquíferos e do Parque Natural da Ria Formosa.

No sistema de Quelfes, serão construídos 26 novos coletores gravíticos, uma conduta elevatória e uma estação elevatória.

O sistema de Bias ficará dotado de 48 novos coletores gravíticos, duas condutas elevatórias e duas estações elevatórias, enquanto no sistema de Moncarapacho será construído um coletor gravítico.

A intervenção é cofinanciada pela União Europeia, através do POSEUR do Portugal 2020.

Comentários

pub