Nova Unidade Móvel de Saúde já está a funcionar em Alcoutim

Nova unidade é «moderna e funcional»

A nova Unidade Móvel de Saúde de Alcoutim foi apresentada no passado dia 1 de Novembro, em Giões, e já está a funcionar.

«Moderna e funcional», a nova unidade teve um investimento de cerca de 75 mil euros, realizado pelo Município de Alcoutim e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do CRESC Algarve 2020, através de uma candidatura apresentada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve em parceria com os municípios da região, com taxa de comparticipação de 80%.

«A unidade presta, além de tratamentos de saúde habituais, consultas de saúde familiar, e vai servir os utentes do Município de Alcoutim, que passam a dispor de consultas médicas nas suas localidades de residência. A nova unidade tem como objetivo melhorar os cuidados de saúde primários e de proximidade para as populações mais vulneráveis e tornar os cuidados mais equitativos», diz a Câmara de Alcoutim.

Osvaldo Gonçalves, presidente desta autarquia, congratula-se com a disponibilização desta nova Unidade Móvel de Saúde, mas aproveitou o momento para «reafirmar a necessidade de ter mais profissionais de saúde no concelho».

Na sua intervenção, Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, apresentou o projeto das dez Unidades de Saúde Móveis Proximidade (USMP), cuja implementação, até ao fim de 2018, vai beneficiar os utentes do Serviço Nacional de Saúde mais idosos, mais vulneráveis e residentes em territórios rurais de baixa densidade e garantir uma prestação de cuidados de saúde de proximidade modernizada junto das populações nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.

Comentários

pub