Nova ETAR Faro/Olhão é inaugurada na quarta-feira

Com a inauguração desta Estação de Tratamento de Águas Residuais são desativadas as ETAR de Olhão Poente e Faro Nascente

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Faro/Olhão vai ser inaugurada na quarta-feira, dia 28 de Novembro, às 10h00. A infra-estrutura, que como o Sul Informação já havia avançado, estava desde o início do mês em testes e iria ser inaugurada na segunda quinzena de  Novembro, vai permitir desativar as velhas ETAR de Olhão Poente e dos Salgados, em Faro.

A cerimónia, que também inclui a inauguração do Sistema Elevatório Olhão-Faro, contará com a presença do ministro do Ambiente e Transição Energética João Matos Fernandes e do secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins.

Esta é uma ETAR de última geração, que motivou um investimento 16,6 milhões de euros por parte da Águas do Algarve e vai tratar esgotos provenientes de Faro, Olhão e São Brás de Alportel.

A nova unidade utilizará uma tecnologia inovadora para tratamento biológico, baseada em grânulos aeróbicos. Isto permitirá, não só, evitar os maus cheiros, como uma diminuição do volume de construção, uma redução das emissões de carbono e uma poupança de energia que pode atingir os 40 por cento.

A questão do mau cheiro não é de somenos, já que é um dos grandes problemas associado às ETAR de Olhão Poente e Faro Nascente, que serão agora desativadas.

Estas infraestruturas funcionam com o sistema de lagoas de retenção, às quais, além do mau cheiro, estão associados vários problemas ambientais, que afetam a Ria Formosa, mas também a avifauna local.

O secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins chegará à região um dia mais cedo, para inaugurar o Datacenter da Águas do Algarve e assistir à assinatura da empreitada “Beneficiações da Estação de Tratamento de Água de Alcantarilha”, marcada para amanhã, às 17h00, na ETAR de Faro Noroeste, junto ao aeroporto.

Comentários

pub