Mértola quer todas as freguesias a “Dar o Litro” pelo concelho

Inscrições para o concurso de ideias estão abertas até 30 de Novembro

Créditos: Depositphotos

“Dar o litro por Mértola” é o desafio lançado pela Câmara Municipal a todas as Juntas de Freguesia deste concelho alentejano. A ideia é reunir ideias para campanhas de sensibilização e educação ambiental para o uso eficiente da água. 

O concurso é, então, dirigido às Juntas de Freguesia e propõe a apresentação de iniciativas inovadoras de sensibilização da comunidade para o uso racional da água «e para a introdução dos princípios da Economia Circular na gestão da água», explica a Câmara de Mértola.

É solicitado que as Juntas de Freguesia mobilizem e envolvam a sua comunidade de proximidade (associações, coletividades, pessoas) para a este desafio, «fazendo valer a premissa de que a salvaguarda deste recurso natural é uma tarefa de todos». As inscrições são até 30 de Novembro.

«O concelho de Mértola apresenta uma variabilidade climática que gera frequentes situações de stress hídrico, como o recente período de seca extrema que se vivenciou em 2017 e, ainda, inícios de 2018», explica a Câmara Municipal.

«As projeções climáticas para o território apontam para uma diminuição da precipitação média anual para valores situados na ordem dos 404 mm em 2040, prevendo-se dificuldades acrescidas na gestão deste recurso», acrescenta.

«A acentuada sazonalidade das chuvas e irregularidade interanual, as mudanças associadas às alterações climáticas e o aumento gradual das temperaturas médias agravam, assim, o risco de stress hídrico do concelho. Neste cenário de real vulnerabilidade territorial face ao problema da escassez de água, torna-se uma prioridade para o Município de Mértola a promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da proteção a longo prazo dos recursos hídricos disponíveis no território», conclui.

Esta iniciativa integra o projeto “Mértola + H20” da Câmara Municipal, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, e integrado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

Comentários

pub