Luís Carito começa a ser julgado em Janeiro

Despacho de pronúncia considera que Carito e os restantes arguidos lesaram o Estado em 4,6 milhões de euros, verba que devem devolver

O julgamento de Luís Carito, ex-vice-presidente da Câmara de Portimão e ex-presidente da comissão executiva da Portimão Urbis, vai começar a 22 de Janeiro, no Tribunal de Portimão, noticia o Correio da Manhã.

Segundo este jornal diário, Carito é acusado dos crimes de burla qualificada, participação económica em negócio, branqueamento e ainda danificação ou subtração de documento e notação técnica.

Vão ainda a julgamento, acusados de participação económica em negócio, Artur Curado, Luís Marreiros e Carlos Barros, enquanto seis sociedades geridas por estes três arguidos são acusadas dos crimes de burla qualificada e branqueamento. Artur Curado é também arguido por um crime de usurpação de obra.

O CM adianta ainda que o despacho de pronúncia é assinado por Ivo Rosa – juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, que também tem a instrução da Operação Marquês.

Por outro lado, acrescenta o CM, citando o despacho de pronúncia, o prejuízo para o Estado ascendeu a um valor de mais de 4,6 milhões de euros, valor que o Ministério Público quer que Luís Carito pague solidariamente com os demais arguidos.

Em causa estão verbas em contratações «lesivas do interesse do Estado e do erário público feitas pelas empresas municipais Portimão Turis e Portimão Urbis, relativas a formação profissional, requalificação e aluguer de espaços publicitários no Estádio do Portimonense e ao cluster do Cinema».

Comentários

pub