In Loco ganha Prémio de Boas Práticas de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Distinção deve-se ao projeto “Florestas Nossas”

A associação In Loco ganhou o Prémio de Boas Práticas de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, atribuído, esta quarta-feira, 21 de Novembro, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A distinção é devido ao projeto “Florestas Nossas”.

Estes projetos de voluntariado jovem decorreram entre Agosto e Outubro e tiveram como objetivos a sensibilização dos jovens voluntários e da comunidade em geral para a importância de preservar o património natural e apoiar as entidades locais na vigilância e limpeza das florestas dos concelhos de São Brás de Alportel, Faro e Tavira.

Com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, foi feita uma formação para dar a conhecer como funciona o trabalho desempenhado pelos Bombeiros e, em caso de incêndio ou socorro, como é que estes atuam e como os jovens poderão colaborar.

Já com o Zen Sup Stand Up Paddle, uma escola de Stand Up Paddle que realiza passeios na Ria Formosa e sensibiliza os jovens para o contacto e respeito com a Natureza, os voluntários puderam aprender a fazer Stand Up Paddle, como forma a poder realizar uma limpeza em locais mais remotos da Ria Formosa.

Nessa jornada foram apanhados 125 quilos de lixo.

Quanto ao Exército Português, a formação feita teve como objetivo conhecer de perto o trabalho desenvolvido por esta força e como realizam as vigilâncias na serra.

Com o RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens), os voluntários ficaram a saber o que fazer se encontrarem um animal ferido, e que necessite de socorro, durante as vigilâncias.

Já com o GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR de Cachopo, os jovens puderam conhecer de perto qual é o trabalho que fazem com os bombeiros em caso de incêndio e explorar de perto o helicóptero e todas as suas funcionalidades.

Comentários

pub