História de um século da vida de Aljezur conta-se em livro de fotografia

Publicação reúne imagens de família e de fotógrafos amadores e profissionais, ao longo de um século

O livro de fotografia “Aljezur 1869~1969 | memórias” vai ser lançado amanhã, sábado, 3 de Novembro, às 16h00, no Espaço+, naquela vila da Costa Vicentina.

A publicação vem no seguimento do plano editorial estabelecido pelo Município e integra-se no projeto de investigação «Aljezur: “entre visão “ do lugar e da memória” – salvaguarda do património material e imaterial de um concelho (des)protegido», de que é investigadora responsável a professora doutora Maria João de Mendonça e Costa Pereira Neto, do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – CIAUD.

Para esta edição, foi estabelecida uma parceria que abarca ainda a empresa aljezurense 1000olhos – Imagem e Comunicação, do fotógrafo João Mariano, e a Câmara Municipal de Aljezur, na sequência de protocolo institucional com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa em Setembro de 2014.

Esta edição tem «uma componente maioritariamente imagética», com fotografias que se estendem desde o final do século XIX (1869) e a década de 60 do século XX (1969), «materializando um notável álbum de memórias, um retrato histórico do concelho de Aljezur. A variedade temática, que passa pelas paisagens do concelho, pelos eventos, pelo desporto, pela cultura… reforça esse sentido de “ligação à terra”».

Comentários

pub