Há duas exposições de fotografia para ir ver ao Museu de Faro até ao final do ano

As exposições de fotografia “O método científico” e “Pelas ruas do mundo…3×3=21” são propostas do Museu Municipal de Faro até […]

As exposições de fotografia “O método científico” e “Pelas ruas do mundo…3×3=21” são propostas do Museu Municipal de Faro até ao final do ano. 

No próximo dia 24 de Novembro, às 18h00, será inaugurada, no Museu Municipal de Faro, a exposição “O método científico” com fotografias de Rodrigo Tavarela Peixoto.

Trata-se da segunda mostra do ciclo de arte contemporânea “A Arte Faz Bem?”, uma proposta da Artadentro em colaboração com o Município de Faro e o Museu Municipal de Faro e estará patente até 30 de Dezembro.

Este ciclo, que inclui quatro exposições, teve início em Outubro de 2018 e decorre até Maio de 2019, com curadoria da Artadentro.

Esta é «uma iniciativa que procura sensibilizar o público farense e algarvio para a relevância social da atividade artística, nomeadamente no campo da arte contemporânea», diz a Câmara de Faro.

Rodrigo Peixoto propõe-nos fotografias das séries “Avaliação da importância histórica através da escultura doméstica”, em que tira partido da credibilidade da fotografia na sua qualidade de vestígio automático da realidade, bem como de outros dispositivos retóricos para, com peculiar sentido de humor, nos confrontar com a possibilidade de de convenções dadas como adquiridas se tornarem obsoletas.

Rodrigo Tavarela Peixoto (Lisboa, 1974) expõe regularmente desde 1999, ano em que terminou os seus estudos no Ar.Co (Curso Avançado e Projeto em Fotografia).

Em 1999 recebeu uma bolsa da Fundação Luso-Americana que lhe permitiu continuar os seus estudos na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Em 2010 concluiu o Mestrado em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainhal

Atualmente está a realizar um doutoramento em Estudos de Comunicação como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Desde 2007 que leciona várias disciplinas nas Licenciaturas de Fotografia, Animação Digital e Cinema na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Fundou a empresa Resize, realizando trabalhos de fotografia desde 2001. As suas fotografias estão representadas em algumas das mais importantes coleções portuguesas, como a coleção PLMJ, BES Arte, e Fundação EDP.

O Museu Municipal recebe ainda, no último mês do ano, outra exposição de fotografia intitulada “Pelas ruas do mundo…3×3=21”, com inauguração marcada para dia 7 de Dezembro, às 18h30.

«Trata-se de uma viagem ao universo da fotografia de rua, pela mão de três fotógrafos – Henrique Zorzan, Luís Ascenso e Luís Reina. São três realidades diferentes, representativas de três continentes, para um total de 21 imagens que traduzem as realidades de Paris, das ilhas das Caraíbas e da aldeia de Bungamati, no Nepal.

Como complemento ao universo de imagens, junta-se as letras, com três textos escritos especialmente para este projeto, por três escritoras convidadas – Ana Albergaria, Carla Ribeiro e Helena Homem de Melo.

Esta mostra estará patente até 3 de Março de 2019.

Ambas as exposições podem ser visitadas no Museu Municipal de Faro, de terça-feira a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00 e aos sábados e domingos, das 10h30 às 17h00.

Comentários

pub